Aposentadoria chega cedo para os deficientes


Por Sandra Mara

Quem não gosta de ter um dinheiro na conta todo mês sem trabalhar? Curtir a vida após  dedicar anos ao trabalho. Por meio da nova lei que diminuiu o tempo de contribuição para o Instituto Nacional da Previdência Social (INSS), nós os deficientes vamos aproveitar a “boa vida” mais cedo.   
Eu confesso que nunca passou pela minha cabeça me aposentar, alias, não pensei que ia conseguir sequer trabalhar, afinal, tenho paralisia cerebral grave. Mas com a lei de cota eu e milhares de deficientes estamos no mercado de trabalho, o que me leva a sonhar e me preocupar com a aposentadoria.

A lei Complementar nº 142 de 8 de maio de 2013, visa a segurança do direito da pessoa com deficiência a se aposentar mais cedo, dependendo do grau de dificuldade que possui, que dividiu em três grupos leve, moderado e grave.

“Os incisos I, II e III do art. 3º estabelecem que o segurado portador de deficiência poderá requerer a aposentadoria por tempo de contribuição: I) Deficiência grave: aos 25 anos de contribuição, se homem, e com 20 anos, se mulher; II) Deficiência moderada: aos 29 anos de contribuição, se homem, e 24 anos, se mulher; e III) Deficiência leve: aos 33 anos de tempo de contribuição, se homem, e 28 anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência leve; ou IV- aos 60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher.” Mais informações pelo site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp142.htm

Se nós quisermos aposentar por idade conforme diz a lei, precisamos contribuir pelo menos 15 anos e comprovar a nossa deficiência nesse tempo, mas a regra geral do INSS é que homem aposenta aos 35 anos de contribuição e a mulher aos 30 anos.

Muita atenção! É importante ter em mãos o PIS, quando for solicitar sua aposentadoria, senão corre o risco de ser cancelado o pedido do segurado.

Com o passar dos anos, nós deficientes ganhamos muitos direitos e benefícios, mas precisamos sempre acompanhar e participar da evolução das nossas conquistas no meio da sociedade, o que nos torna mais seguros para irmos atrás dos nossos objetivos sem ficar com receio de estar desprotegidos pelas leis.



Tecnologia do Blogger.