Voleibol Sentado - Paraolimpíadas RIO 2016



Prepare-se para cortadas e bloqueios emocionantes!

O voleibol sentado, disputado por atletas com dificuldades locomotoras, está nos Jogos Paralímpicos desde Arnhem 1980. No Rio 2016, oito seleções masculinas e oito femininas lutam pelo pódio.

Por que assistir?

A competição de voleibol sentado é uma das mais dinâmicas dos Jogos Paralímpicos – você vai vibrar, torcer e se emocionar com cortadas e bloqueios de tirar o fôlego.


Desafio

Com seis atletas de cada lado, as equipes jogam sentadas, separadas por uma rede baixa, com o objetivo de acertar a bola dentro da quadra do adversário

Os jogadores têm sua posição em quadra determinada pelo posicionamento de suas nádegas. 

Como pode ser observado na figura ao lado, há uma numeração da posição dos jogadores, de acordo com a WODV, seguindo a seguinte ordem: 
• 1 - Jogador da linha de trás, na direita.
• 2 - Jogador da linha de frente, na direita.
• 3 - Jogador da linha de frente, no centro.
• 4 - Jogador da linha de frente, na esquerda.
• 5 - Jogador da linha de trás, na esquerda.
• 6 - Jogador da linha de trás, no centro.

Quando ganha o direito de saque marcando um ponto, há uma rotação dos
jogadores no sentido horário. Cada jogador deve permanecer em sua posição até a realização
do saque, após eles podem se deslocar por toda a quadra

Os jogadores podem optar por dois tipos de saque, "saque por baixo" ou "saque por cima" veja como é feito:

- Saque por cima: para não ser bloqueado facilmente, deve ser realizado com muita precisão e velocidade, lançar a bola pouco acima da cabeça e bater direto no centro da bola.
- Saque por baixo: é um tipo de saque que pode ser muito utilizado no vôlei sentado, pois dificulta o bloqueio, que como vimos, é permitido pela regra. A batida será dada pela palma da mão, por ser a parte mais forte e de maior área, proporcionando precisão e potência; todos os dedos deverão estar unidos, inclusive o polegar, o que deixará a mão firme. Pode-se também efetuar esse saque posicionando-se lateralmente na quadra

Bloqueio: o time que está defendendo pode bloquear tanto o saque quanto as jogadas de ataque do adversário, para tanto deve-se manter contato com o chão enquanto isso.

Toque simples: assim como no vôlei tradicional, a bola deverá ser tocada com predominância pelos três dedos internos de cada mão, pelas partes internas. Os cotovelos deverão estar numa posição que permita os polegares estarem apontados um para o outro. O toque deverá ser realizado à frente do rosto, que estará levemente voltado para cima, posição que permite variação de direções, velocidade e precisão.

Toque de manchete: é usado mais comumente como o passe de recepção. No toque de manchete do vôlei tradicional, a impulsão da bola é ocasionada pela extensão das pernas, o que não é possível no vôlei sentado, já que a posição das pernas não permite tal movimento, sendo então, um fundamento pouco utilizado. Mas, nesse caso, o bom toque poderá ser obtido ficando os braços unidos, as mãos forçadas para baixo, fletindo levemente os cotovelos e os ombros para cima.

Leia mais sobre essa modalidade no Portal Brasil 2016.

Assista os vídeos sobre a Seleção Feminina de Vôlei Sentado








Tecnologia do Blogger.