Ficando em pé com o Ortostatismo

    
   Oi gente, quem acompanha o Cantinho dos Cadeirantes no Facebook deve ter percebido que esses dias perguntei se alguém costumava tirar um tempinho para ficar em pé.
Teve gente que até achou graça dessa minha pergunta, e outros não entenderam o que eu quis dizer.
   Muitos não sabe que mesmo sendo cadeirante e não tendo o controle das pernas, em certos casos ainda é possível ficar em pé. Além da incrível sensação de "liberdade/igualdade", esse procedimentomento beneficia muito a saúde.
   Na associação que frequento, meus amigos cadeirantes costumam ir lá principalmente para utilizar um aparelho chamado 'stand table' que serve para manter a pessoa em pé por quanto tempo quiser. Alguns dizem que se não fazem isso, sentem muita falta, pois depois que ficam em pé eles se sentem muito melhor.
   Dei uma pesquisada na internet para tentar elaborar algo bem simples para que todos entendessem como funciona, mas acabei achando um "depoimento" feito pelo Alessandro -que é cadeirante-, onde ele fala exatamente o que eu procurava. Veja a seguir:

"...Um dos maiores benefícios que eu senti no hospital Sarah foi voltar a ficar de pé, depois de seis meses sentado e deitado. Isto foi possível devido ao ortostatismo, palavrinha diferente que significa "posição de pé". Lá há um aparelho que "guincha" literalmente o lesado e o coloca de pé. É amarrada uma tira nas costas e quadril do paciente, no corpo do aparelho há um local onde o joelho é apoiado e fixado, e por um comando eletrônico o paciente é guinchado até a posição de pé. Existem também camas que amarram o paciente e se elevam até ficar de pé.
A primeira vez que fiquei de pé foi uma sensação deliciosa depois de tanto tempo sentado, ver novamente as pessoas no mesmo nível (no meu caso, um nível acima) e sentir o corpo apoiado sobre as pernas e pés. Além de ser bom pra mente tem importância clínica fundamental para o lesado medular.
   O ortostatismo é importante para prevenir osteoporose por desuso, já que os ossos das pernas não tem mais a função de sustentar o corpo e não se movimentam com a frequência usual. A osteoporose pode causar perda óssea, o que pode ser um problema futuramente caso recupere funções motoras dos membros inferiores.

[DSC04216.JPG]   Melhora também as funções urinárias e intestinais, prevenindo infecções urinárias e fecalomas (endurecimento de fezes). Contribui também para redução da espasticidade. E ainda torna possível fazer alguns exercícios de fisioterapia impossíveis em outras posições, melhorando assim o controle de tronco. Traz benefícios também para a circulação.
   Mas não é necessário um aparelho para colocar o lesado medular de pé. Ainda no Sarah foram feitas talas para minhas pernas, sob medida, o que me possibilita ficar de pé em qualquer ambiente que tenha um lugar firme para puxar com as mãos e me segurar. É importante ter sempre alguém por perto no caso de algum desequilíbrio. Isto é fundamental porque nos primeiros momentos em que se fica de pé são comuns tonteiras fortes, e é necessário sentar novamente, esperar um pouco e voltar a subir.
   Fisioterapeutas recomendam ficar de pé pelo menos cinco vezes por semana por uma hora. Porém, antes de ficar de pé por conta própria, o lesado medular deve fazer uma série de exames para saber se não comprometerá ainda mais sua saúde. Conheci algumas pessoas que não podiam fazer o ortostatismo por problemas no fêmur ou no quadril. Só mesmo com o aval de médicos e fisioterapeutas o lesado medular pode iniciar sessões de ortostatismo. E tornar este um hábito frequente..."


   É bom lembrar que a pessoa que não é acostumada a ficar em pé, tende no começo a ter sensações de tontura e até enjoo, o que é totalmente normal.
   Infelizmente nem todos podem frequentar associações ou centro de reabilitações, para utilizar os aparelhos para isso. E comprar um aparelho desses, para muitos, é fora de questão.
   Por isso é legal você pensar em outras maneiras para fazer isso, mas tenha consciência de que todo cuidado é pouco.
   Veja algumas fotos onde o pessoal mostra, como fica em pé:
Lidi Menez

Calebe Junior
Marcelo Silva





Jose Luiz Patinho



Cleo Oliveira Martins
Fabiana Oliveira
Virginia Cândida Menegazzo

http://www.blogdocadeirante.com.br/

Tecnologia do Blogger.