Cadeira de rodas motorizada ou manual. Qual escolher?



Decidir entre uma cadeira de rodas motorizada ou manual é uma tarefa que requer uma avaliação criteriosa.

O modelo escolhido vai impactar diretamente na qualidade de vida da pessoa que vai utilizá-la.

A escolha da cadeira de rodas ideal deve levar em conta a análise de fatores que vão além das características do usuário, sua rotina e ambientes de circulação.

Comumente, filhos que buscam melhorar a qualidade de vida dos pais e familiares que querem oferecer mais conforto para seus parentes têm dificuldades para eleger um modelo de cadeira de rodas diante de tantas opções.

Eles sabem que diante dos desafios de acessibilidade na realização de atividades do dia a dia, optar por uma solução inadequada pode causar ainda mais dificuldade na mobilidade.

Além disso, a cadeira inapropriada pode gerar problemas musculares, potencializar dores e até mesmo acarretar piora em alguns casos clínicos.

Neste post, reunimos as principais informações sobre cadeira de rodas motorizada e manual para ajudar no processo de escolha.

Cadeira de rodas motorizada: autonomia e durabilidade


Como funciona?

A cadeira de rodas elétrica permite que o deslocamento seja comandado pelo próprio usuário.

Independentemente do comprometimento motor do usuário, os recursos de direção e velocidade da cadeira funcionam por meio de controladores eletrônicos, como joysticks.

Eles podem ser acionados com a força dos dedos, dos pés e até do queixo.

Isso permite autonomia de locomoção, sem gasto energético.

Muitas pessoas encaram a cadeira de rodas como algo limitador, quando, em muitos casos, ocorre justamente o contrário, pois o equipamento se transforma em uma ferramenta de autonomia.

A cadeira de rodas motorizada possibilita que o cadeirante percorra terrenos planos e também vença rampas adaptadas e até desníveis com segurança.

A autonomia, dependendo do usuário, também vai permitir até o uso do transporte público coletivo de maneira segura.

Como a cadeira motorizada não precisa ser “empurrada”, pois seus motores usam energia gerada por baterias recarregáveis, o cadeirante aproveita o convívio social e o direito de ir e vir com mais independência e menos esforço.

Uso indicado

Esse tipo de cadeira de rodas é indicado para pessoas com mobilidade reduzida ou comprometimento do desempenho funcional, mas que tenham habilidades motoras nos membros superiores para acionar o joystick.

Seu uso é recomendado exclusivamente para cadeirantes que apresentem nível de compreensão suficiente para conduzir o equipamento com eficiência e segurança.

Por isso, a venda desse tipo de cadeira leva em conta a condição física do indivíduo, mediante avaliação visual, auditiva e cognitiva.

Comumente, as indicação são para:
  • Pessoas com patologias, como distrofia muscular, amiotrofia espinhal, esclerose múltipla ou lateral amiotrófica, habitualmente têm indicação de uso desse tipo de equipamento.
  • Indivíduos acometidos por AVC, e lesões medulares, tais como tetraplegia e paraplegia, geralmente também recebem indicação de uso de cadeira de rodas motorizada.

Vantagens

Frequentemente, as cadeiras de rodas motorizadas estão associadas a mais liberdade e menor esforço do usuário.

Geralmente, elas:
  • São confortáveis para o usuário.
  • São ergonômicas, garantindo o bem-estar.
  • Exigem menos esforço.
  • Facilitam o deslocamento em grandes distâncias.

Pontos de atenção

As cadeiras de rodas motorizadas podem ser do tipo monobloco ou dobrável em X.

Em geral, as que são dobráveis em X facilitam o transporte ou a sua acomodação na hora de guardar por reduzirem de “tamanho” quando são dobradas. Por outro lado, elas costumam ser mais pesadas.

Já o modelo monobloco pode ter diminuída a altura. Isto, porque o encosto é dobrado sobre o assento.

Um dos cuidados primordiais com os modelos com motor é com a manutenção dos seus componentes eletrônicos.

No entanto, geralmente, por ser fabricada com materiais de primeira linha, costuma oferecer uma durabilidade superior aos modelos manuais.

Qual a melhor cadeira de rodas motorizada?

Monobloco ou dobrável em ‘X’? Aro grande ou não? Para acertar, preste atenção nos detalhes e nos hábitos e necessidades de cada usuário.

A rotina do cadeirante também pode influenciar na hora de bater o martelo de qual a melhor cadeira de rodas motorizada.

Leve em conta o deslocamento feito, a acessibilidade dos locais frequentados e também a presença ou não de um cuidador.

Modelos fabricados no Brasil, por exemplo, têm a vantagem de ter uma rede de assistência técnica especializada mais abundante. Além da presença do fabricante caso ocorra algum problema com o equipamento.

A autonomia em quilometragem da bateria da cadeira de rodas motorizada também é fator a ser considerado. Baterias de autonomia maior não precisam ser recarregadas com frequência, o que dá mais liberdade ao condutor.

O aro da roda também faz diferença. Aros maiores na roda traseira, como o de 20”, são indicados para atravessar pequenos desníveis sem esforço e com conforto, sendo ideais para o ambiente externo.

Dentro de casa ou do escritório, um aro menor, como o de 13”, é mais indicado.

Conheça algumas das marcas mais populares de cadeiras motorizadas:

Cadeira de rodas motorizada Ortobras

Uma marca brasileira de cadeiras de rodas com mais de 30 anos de história no mercado. A empresa tem uma variedade imensa de modelos e tamanhos que tentam atender cadeirantes de todos os tamanhos, facilitando a acomodação de praticamente qualquer um.

Especialistas também garantem que a cadeira de rodas motorizada Ortobras é uma excelente escolha no fator custo-benefício.

Cadeira de rodas motorizada Freedom

A Freedom também é uma marca brasileira, trazendo consigo aquela vantagem de possuir uma boa rede de assistência técnica nas grandes cidades, caso seja necessário.

Seus modelos também são conhecidos por serem leves, alguns modelos também possuem o fechamento em X, características que facilitam o transporte.

Cadeira de rodas motorizada Ottobock

Marca super tradicional alemã de cadeiras de rodas motorizadas e manuais. Conhecida por sua excelente qualidade e durabilidade.

Ottobock também oferece uma possibilidade maior de pequenos ajustes de várias características de seus modelos, como profundidade e altura da cadeira, por exemplo.

Preço da cadeira de rodas motorizada

Como o investimento costuma não ser pequeno, o preço da cadeira de rodas motorizada gera preocupação.

Os valores costumam variar muito dependendo do modelo, marca e aspectos técnicos, como a bateria.

Os modelos mais em conta podem custar cerca de R$ 8 mil, enquanto os mais caros podem chegar a até R$ 20 mil.

De qualquer forma, este não deve ser o fator principal na sua avaliação. Compreender as características de cada modelo e como se adaptam à necessidade do usuário é sempre prudente na hora de escolher a melhor cadeira de rodas.

Cadeira de rodas manual

Como funciona

As cadeiras de rodas manuais são movidas à força humana, ou seja, precisam ser impulsionadas pelo próprio usuário ou por outra pessoa.

Elas contêm manoplas na parte traseira para facilitar o manuseio por parte do cuidador. Infelizmente, por conta de muitas barreiras arquitetônicas existentes no dia a dia, como rampas muito íngremes, os usuários acabam precisando de ajuda de terceiros.

Uso indicado

Esse tipo de cadeira de rodas é indicado para indivíduos com nenhum, baixo ou médio comprometimento dos membros superiores.

Também é recomendado para pessoas sem capacidade de “dirigir” uma cadeira de rodas motorizada, que dependem de um cuidador para se locomover.

Vantagens

A cadeira de rodas manual demanda esforço a partir da atividade física de manuseio para locomoção, contribuindo para a manutenção do peso corporal e condicionamento físico do usuário.

É mais leve do que a cadeira de rodas motorizada e, geralmente, mais fácil de ser transportada.

Além disso, as vantagens da cadeira de rodas manual também incluem:
  • Manutenção mais simples em comparação com o modelo motorizado
  • Funcionalidade em trajetos curtos e pequenos deslocamentos
  • Facilidade para transferência para o carro, ou outro assento

Pontos de atenção

O uso da cadeira de rodas manual em longos trajetos pode causar desgaste muscular, ocasionando fadiga, câimbras e dores.

Além disso, apesar da manutenção facilitada, esses modelos costumam ter menos durabilidade do que os equipamentos motorizados.

Elas costumam ser mais instáveis do que as motorizadas, havendo necessidade de cuidado maior em terrenos acidentados ou inclinados.

Onde comprar cadeira de rodas

Com tantos modelos e especificações diferentes, pode ser uma tarefa complicada comprar cadeira de rodas sem errar.

Para garantir a aquisição sem arrependimentos, a escolha deve ser auxiliada por quem entende do assunto.

Fazer uma pesquisa completa antes de sair às compras é uma boa ideia, mas não pare por aí, procure por indicações e informações de profissionais acostumados a indicar o equipamento.

Como o investimento pode ser grande, e a aquisição de uma cadeira errada pode dificultar ainda mais acessibilidade básica, vale a pena escutar especialistas na hora de decidir onde comprar cadeira de rodas.

 Procurar lojas especializadas é uma boa ideia

Procure por lojas especializadas, onde os vendedores e consultores são pessoas treinadas e que estão acostumadas a lidar com as necessidades e entendem as particularidades de cada tipo de cadeirante.

Além disso, em lojas especializadas, você vai encontrar funcionários que conhecem os detalhes e especificidades de cada produto, podendo indicar o modelo que mais se adapta às necessidades reais de quem vai usar a cadeira de rodas, podendo tirar dúvidas e explicar o funcionamento do seu catálogo.

Conclusão

A melhor opção entre cadeira de rodas motorizada e manual vai depender da especificidade de cada caso.

É preciso analisar todas as variáveis sem perder de vista o principal objetivo da cadeira que deve ser alcançar o máximo da funcionalidade ao usuário, com conforto e segurança.

Por isso, sempre vale alertar para que a compra seja feita com ajuda de profissionais e em lojas especializadas em produtos para saúde e bem-estar.

Gostou deste artigo comparando a cadeira de rodas motorizada e manual? Quer saber mais sobre o uso deste equipamento de mobilidade? Leia outros artigos em nosso blog.

Aproveite a compartilhe esse post nas suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer o assunto.

Tecnologia do Blogger.