Jovem de 12 anos cria triciclo para pessoas com deficiência física em Alvorada do Oeste, RO


O adolescente Túlio de Oliveira, de 12 anos, criou um triciclo acessível para portadores de deficiências físicas. O objetivo é montar um veículo para se locomover com um preço mais acessível. O jovem, morador de Alvorada do Oeste (RO), município a pouco mais de 460 quilômetros de Porto Velho, contou com a ajuda de mecânicos, pais e professores para colocar o projeto em prática. 


Para ter um baixo custo de fabricação, o triciclo foi construído com peças usadas encontradas nas oficinas da cidade. Entre os benefícios da criação, está o sistema de transmissão traseiro que possibilita ao condutor maior facilidade ao passar por trechos de curvas, bem como estabilidade em caso de derrapagem. 

“Sei que há pessoas com mobilidade reduzida, que necessitam de um transporte para se locomover com facilidade. Através da reciclagem e da reutilização de peças, conseguimos fabricar um veículo acessível e adaptá-lo de acordo com a necessidade de cada pessoa”, destacou o criador do triciclo. 

O jovem ainda ressaltou como conseguiu aprender o passo a passo para construir o triciclo. 

“Quando surgiu a ideia, fiz pesquisas no YouTube. Após isso, juntei com minha criatividade para adaptá-lo a pessoas com deficiências físicas”. 

O projeto do triciclo e um outro sobre a reutilização de água da chuva foram classificados para participar da 4° Feira de Rondônia Cientifica de Inovação e tecnologia (Ferocit), que acontece entre os dias 29 a 31 de agosto, em Porto Velho.

“Estou muito feliz em ver estas brilhantes ideias. Trabalhar com projetos de alunos é gratificante e faz com que eles possam trilhar seus próprios caminhos. Nossos estudantes têm maneiras diferenciadas de aprendizagem e cabe a nós conhecermos como cada um deles aprendem”, disse a professora Rosenaide Távora. 

Durante a última quarta-feira (22), a invenção foi exposta pela manhã no pátio da escola estadual Joaquim Xavier de Oliveira, cerca de 300 alunos tiveram a oportunidade de ver de perto o triciclo.

Via: G1
Tecnologia do Blogger.