Caipirinha


Na época do século 18, para a nossa alegria foi criada a caipirinha! Ela surgiu no interior paulista e era consumida em abundancia por seus apreciadores -todos homens-. Porém quando estavam doentes, para não abandonar a “queridinha” acrescentaram limão e alho, considerando eles um ótimo remédio.

Depois de muito tempo, a “fama” da bebida foi aumentando junto com a urbanização do lugar, assim ganhando mais adeptos. A bebida então começa ser feita com a cachaça, limão, açúcar e gelo.
Em 2003 a caipirinha foi registrada como bebida nacional Brasileira, com direito a decreto (nº4.851), que garante a propriedade intelectual sobre as marcas Caipirinha e Cachaça na legislação internacional. No parágrafo 4 do Decreto diz o seguinte: Caipirinha é a bebida típica brasileira, com graduação alcoólica de quinze a trinta e seis por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida exclusivamente com cachaça, acrescida de limão e açúcar.
            Mas não existe somente a caipirinha tradicional (cachaça,limão...),em algumas vezes a cachaça é substituída por vodca conhecida então como “caipiroska” (registrada pela Smirnoff), quando é substituída por Licor Beirão chama se “Caipirão”, quando a cachaça é substituída por rum chamasse caipiríssima (marca registrada pela Bacardi), e quando é usado saquê ou vinho é chamada de caipivinho.     Na região Sul do Brasil, mais especificamente na cidade de Maringá, a caipirinha recebe o nome de “chimboca” e difere da receita tradicional por ter mais açúcar e menos aguardente.  Virou moda também juntar duas, três ou até quatro frutas no mesmo copo. Bom exemplo é a caipirinha de frutas vermelhas, uma combinação de amora, morango e framboesa.
Mas se você ficou com vontade de tomar uma caipirinha, lá vai uma receita de Caipirinha SEM Alcool e uma Caipirinha de Morango (Que minha amiga Paulinha nomeu como “Caipora de Morandgo”):

Capirinha SEM Alcool

Ingredientes:

·         Água tónica
·         Açúcar amarelo
·         1/4 de sumo de lima
·         1 copo de sumo de limão


Preparação:

Misturar bem o sumo de lima com açúcar amarelo, depois juntar o de sumo de limão, mexer bem, depois de bem mexido juntar a água tónica, acabar de encher o copo com gelo moído.

Caipirinha de Morango
Ingredientes
  • 5 morangos
  • Açúcar à gosto
  • 1 ou 2 doses de vodca ou aguardente
  • Gelo
Modo de preparo
  • Lave e corte os morangos em pedaços grandes. 
    Coloque num copo largo e fundo, ou num pilão, e acrescente um pouco de açúcar. 
    Soque a mistura levemente, liberando um pouco de suco mas não arrebentando a fruta. 
    Coloque a aguardente, acerte o açúcar e complete o copo com gelo.


Beijos e abraços de suas amigas Ana e Carol!
Tecnologia do Blogger.