Voleibol sentado


Você conhece o "voleibol sentado"? Veja aqui como surgiu essa modalidade e como funciona:

—Em 1956, na Holanda, juntaram o voleibol convencional e o sitzbal, esporte alemão que não tem a rede, praticado por pessoas com mobilidade limitada e jogam sentadas, resultando no voleibol sentado. Na modalidade, podem competir amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora.
—Na Paraolimpíada de Toronto (1976), o voleibol sentado teve jogos de exibição. Quatro anos depois, o esporte coletivo foi incluído no programa de competições dos Jogos Paraolímpicos de Arnhem, na Holanda, com a participação de sete seleções. A partir de Atenas, por decisão do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) passaram a ocorrer disputas somente com atletas sentados(não consegui achar o criador)
A primeira participação brasileira em jogos internacionais aconteceu apenas em 2003, nos Jogos Parapanamericanos em Mar Del Plata, onde conquistou a medalha de prata.

Regras:
-—Objetivo do jogo:marcar mais pontos
—-Número de jogadores:são seis jogadores
-—Quem ganha:vencendo o time que marcar 25 pontos no set. Em caso de empate, ganha o primeiro que abrir dois pontos de vantagem. Há ainda o tie break de 15 pontos.
—-Punições:são iguais ao do vôlei comum, porém há uma regra amais; se o jogador levantar ele pode ser expulso.— 

Pratica deste esporte no Brasil:
—O campeonato Brasileiro é disputado nas modalidades masculino e feminino. Há ainda a Copa Brasil de Seleções e o campeonato Paulista, que acontece em quatro diferentes etapas durante todo o ano. Em São Paulo a equipe do Suzano é a atual campeã.

Curiosidades:
-A quadra mede 10 x 6 metros, enquanto que a tradicional mede 18 x 9 metros. A rede fica a 1,15 metros do chão para homens e a 1,05 metros para mulheres. Ambos jogam sentados
—-As mulheres estrearam em Atenas.
—-Há três clubes onde se pode praticar o esporte em São Paulo. Na Vila Mariana, zona sul da cidade, há o CPSP (Clube dos Paraplégicos de São Paulo)
-—Nas Paraolimpíadas de Pequim, realizadas em setembro deste ano, o Brasil fez sua melhor campanha em todos os tempos, conquistando a sexta posição no quadro geral de medalhas, com 16 medalhas de ouro, 14 de prata e 17 de bronze. O vôlei paraolímpico é praticado em 45 países.


Agradecimentos ao Bruno M. C que fez essa pesquisa.
Tecnologia do Blogger.