Grupo 'cura' calçadas esburacadas na região central de São Paulo

    As calçadas esburacadas da região central de São Paulo receberam curativos coloridos na tarde deste sábado (1º). A iniciativa faz parte do movimento “Curativos urbanos”, criado por um grupo de seis pessoas insatisfeitas com os problemas da cidade. A ação aconteceu na esquina da Avenida Consolação com a Avenida São Luís, no Centro.
    
“Escolhemos esse lugar porque é uma região que as calçadas são muito ruins e passam muitas pessoas todos os dias. É um lugar péssimo”, contou Rafaella Wolf, uma das participantes. Segundo ela, a intenção do projeto é chamar a atenção da população. “Normalmente, culpam a Prefeitura pelos buracos nas calçadas, mas queremos alertar que a responsabilidade também é dos proprietários dos imóveis”, disse.

Em São Paulo, o movimento já passou pela Avenida Paulista, mas pretende chegar a outras cidades brasileiras até o final do ano. Para Rafaella, o resultado das ações geralmente é positivo. “As pessoas nos parabenizam. Ouvimos muito que os curativos não são suficientes para a situação das calçadas e que precisamos usar outros maiores”.
    "Quando colocamos o primeiro curativo na Avenida Paulista, um rapaz passou e arrancou. Depois, quando andamos mais, vimos que ele tinha colocado em outro lugar e foi aí que percebemos que ele tinha entendido a nossa proposta e a mensagem", contou Jeniffer Heemann, outra participante.

Para Maria Occarina, o curativo é uma ferramenta de fiscalização e tem um lado mais social do que artístico. "Começamos em agosto e já percebemos que abriu a discussão e as calçadas voltaram a ser um assunto na boca das pessoas", disse.





























Tecnologia do Blogger.