O poder da superação

   
Quando falamos em superação podemos pensar em seu significado segundo o dicionário: ato ou efeito de superar, que por sua vez significa passar por cima; superar a expectativa; vencer a resistência do adversário; fazer desaparecer, remover, resolver e superar todas as dificuldades.

   Além da superação podemos pensar nas emoções e todos os aspectos relacionados a estes termos.    
Existem diversos artigos que referem que as emoções dolorosas fazem parte de um complexo sistema neurológico desenvolvido para tornar-nos aptos à sobrevivência. Essas emoções estão ligadas a grandes tristezas, lembranças dolorosas que ficaram na memória e podem vir a ser superadas. A dor emocional proporciona experiência e faz com que as pessoas aprendam a lidar com elas e tornem-se confiantes, proporcionando perseverança, dedicação e capacidade para executar as funções com mais qualidade, porque a pessoa acaba amadurecendo muito mais rápido em função das dificuldades vivenciadas.

   Não podemos esquecer da religião que pode ser um grande apoio para a cura das dores emocionais, pois se baseia na fé, amor, fraternidade e conscientização dos seres humanos.

    A superação está diretamente ligada ao conceito de resiliência, termo que vem da física e refere-se à capacidade que um corpo tem de sofrer uma deformação pela ação de um agente externo e voltar à sua forma natural. “Imagine um soco que é dado com muita força em um travesseiro, após um breve tempo, readquire a sua forma original. Assim, quando um indivíduo se depara com uma situação traumática, sente o seu grande impacto, mas não desenvolve sintomas crônicos, significando que ele possui resiliência.”

   O fator determinante para o desenvolvimento da resiliência está na maneira como os indivíduos percebem e processam a experiência dolorosa. Esse processo de superação envolve flexibilidade, otimismo, ousadia, autoestima e autoconfiança para dar um novo significado ao que ocorreu em favor do próprio crescimento.

   Todos temos a possibilidade da auto-renovação e podemos aprender os caminhos da superação por meio do desenvolvimento de habilidades adaptativas ao enfrentamento.

   Onde existe a vontade de superar os obstáculos podemos enxergar os problemas como oportunidades de crescimento, como metas desafiadoras que devem teu um foco definido.

   É importante que a pessoa que passa por uma experiência traumática e apresente sintomas de sofrimento psicológico procure uma ajuda de profissionais adequada. O tratamento mais indicado nesses casos é a psicoterapia, pois ajudará a pessoa a elaborar a experiência vivida.

   O ser humano precisa estar bem consigo mesmo, acontecendo isso não necessitará de medicamentos para superar os seus problemas. A felicidade está em nossas mãos!

   O diálogo entre o medo e a coragem está também associado à superação. A coragem pode ser aprendida e cultivada na psicoterapia como forma de enfrentar a adversidade.



   Algumas dicas para superar obstáculos:

  • Durante alguma situação de estresse procure dialogar consigo mesmo e ver as possibilidades de ajuda que estão ao seu redor. 
  • Busque aprender com os erros para modificar suas ações no futuro. 
  • Crie novos projetos para sua vida, novas experiências e possibilidades para conhecer pessoas e situações de aprendizado. 
  • Evite a autovitimização, porque dificultará a tentativa de superar obstáculos. 
  • Fale com as pessoas sobre suas dificuldades sem se colocar no papel de vítima e sim como forma de refletir sobre seus problemas e achar soluções através de outros olhares. 


Claudine von Saltiél
Psicóloga e Terapeuta Ocupacional (CRP: 15372)
Avaliação Psicológica e atendimento aos usuários da LEME 
Tecnologia do Blogger.