Não questione a minha fé!


Desde pequena meus pais procuraram ajuda em diversas religiões com esperança de me fazer melhorar, ou até mesmo caminhar. Para mim, aquilo era normal, nem me assustava com as pessoas à minha volta falando coisas e nem prestava atenção no que eles diziam.

Certa vez, quando eu tinha uns 10 anos, me lembro de uma mulher me chamando repetidas vezes, pedindo para eu me levantar da cadeira e andar até ela... Sem sucesso! E eu respondia "eu não consigo!" e ela continuava insistindo e me chamando, até que sua paciência se esgotou e ela acabou falando "Você não caminha porque não tem fé em Deus!".

Desse dia em diante, passei a odiar qualquer igreja. Passei a odiar todos aqueles que vinham me falar "que Deus me tiraria da cadeira". E, por algum tempo, odiei até a Deus! 

Esta minha fase "Ateu" demorou um pouco para ser resolvida. 

Hoje já encontrei uma doutrina religiosa a qual me faz bem e me mantém ligada a Deus. Mas basta sair nas ruas que alguém já olha pra mim e logo vem questionar a minha fé.

Esses dias, fui de trem até Porto Alegre/RS para encontrar minhas amigas e, logo na primeira estação, um homem me viu e começou seu discurso falando "Eu tenho fé de que vou te ver fora dessa cadeira de rodas. Você tem fé?". Para não ser mal educada, logo respondi que "sim" (mas me arrependi profundamente, porque "aquele mala" ficou falando comigo por uns 15 minutos e nem adiantou fingir que estava dormindo).

É claro que sei (e assim prefiro acreditar) que as pessoas fazem isso com boas intenções. Mas elas não imaginam como isso pode nos distanciar de Deus, da nossa Fé!

Se estamos tristes e abalados emocionalmente e escutamos estes discursos incansáveis de crença, imediatamente passamos a culpar a Deus e, por várias vezes, no auge do nosso sofrimento e desamparo, concluímos que Ele não está olhando por todos nós, pelo nosso sofrimento, nos deixando sozinhos (sobre)vivendo numa cadeira de rodas.

Isso é errado! Isso é mentira!

Percebo que muitos pais, assim como os meus, também acabam procurando, desesperadamente, por religiões que ofereçam algum conforto e "a cura". É natural que as pessoas que nos amem façam de tudo para amenizar nosso sofrimento...

Porém, não faz bem jogar a responsabilidade pra cima de ninguém... nem de Deus, nem em Santo algum! Jamais peçam para alguma criança com deficiência rezar mais, ou ter mais fé, não coloquem tamanha responsabilidade "em cima dela". Tentem se manter calmos e confiantes.

Todos nós temos nossa concepção, nossa fé. Ninguém tem autoridade divina para questionar ou tentar mudar o tamanho da nossa crença, ou a forma como expressamos a nossa religiosidade.

E mais... Cadeira de rodas não é sinônimo de tragédia e falta de fé. Até porque, Fé não é só acreditar em um Deus superior, mas sim pensar positivo e acreditar que vai dar certo; é saber que o que você faz é com o coração humilde e verdadeiro; é ser grato e encontrar motivos para agradecer pela vida a cada fim do dia; é saber que está sendo difícil, mas você tem muuuuita chance de conseguir se quiser de coração aberto e não desistir; é ser persistente, reconhecer e agradecer por uma generosidade verdadeira; é admirar um sorriso de alegria/amor e não desistir de ser feliz!

Não sei se algum dia vamos todos levantar de nossas cadeiras de rodas e sair andando por ai. Mas uma certeza tenho: devemos continuar tendo fé para viver intensamente o dia de hoje, fazendo o nosso melhor, sempre!


Tecnologia do Blogger.