Residência Inclusiva


Deficientes físicos e/ou mentais adultos em situação de dependência, sem condições de se sustentarem sozinhos ou que não possuam suporte familiar, podem optar por morar gratuitamente nas residências inclusivas.

São moradias comunitárias adaptadas, com estrutura física acessível, dispondo de equipe multidisciplinar especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado ao deficiente físico e/ou mental. Cada unidade é organizada em pequenos grupos, de até 10 portadores de deficiência por residência inclusiva, e fica localizada em área residencial, e não em local isolado da comunidade.

É um serviço público de acolhimento gratuito do governo federal, fazendo parte da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Não sei quantas cidades pelo Brasil possuem essas casas de amparo, mas na capital de São Paulo já existem residências inclusivas gratuitas nas subprefeituras Aricanduva, Mooca, Santo Amaro, São Mateus, Sé e Vila Prudente.


Maiores informações pelo email protecaosocialespecial@mds.gov.br ou telefone (61) 2030-3175.

Fonte: Distrofico

Tecnologia do Blogger.