Carro que dirige sozinho: tecnologia irá ajudar pessoas com deficiência


Para pessoas com deficiência dirigir e percorrer pela cidade não é tarefa fácil, mesmo com transportes públicos e veículos especiais para atender a dificuldade ainda requer a ajuda de amigos e familiares para a locomoção. Uma novidade que vai agradar principalmente aos deficientes físicos é o carro que dirige sozinho.
Quem nunca pensou em entrar no veículo próprio e ser guiado de modo independente? O Google lançou atualmente o projeto chamado Self-Driving Car já testado nas ruas da Califórnia. Foram lançados dois modelos, um deles chamado carro Lexus composto por computadores e sensores de bordo. O modelo segunda geração não possui volante ou pedais.

Deficientes já testaram o carro

A máquina foi testada por Steve Mahan, diretor-executivo dos Santa Clara Valley Blind Center. Mahan tem deficiência visual e diz que sente muita falta de dirigir e afirma em entrevista que esta será uma grande novidade para comunidade cega.

Funções da máquina

O veículo é projetado com a tecnologia “push-button” facilitando a locomoção tornando o ato de dirigir seguro, fácil e agradável. O carro é capacitado para “comunicar-se” com o homem por meio de sensores responsáveis por detectar a localização, obstáculos fixos e móveis. Obedece as regras de trânsito com a ajuda de algoritmos e controladores sofisticados que eliminam o controle humano.
O carro poderá custar cerca de US $ 7.000 a US $ 10.000 a mais do que um veículo comum. Alguns automóveis com direção assistida já andam pelas ruas nos Estados Unidos, mas ainda há muito o que melhorar nessas máquinas. Por enquanto, não são capazes de identificar imprevistos, como áreas em construção, mudanças de tempo e semáforos quebrados.
Veja o vídeo a seguir:

Uma ideia que desperta interesse em diversas marcas
Não só o Google utiliza dessa tecnologia, como também outras marcas automotivas querem desenvolver a mobilidade na criação de seus veículos. Mercedes, Audi, BMW e Ford trabalham para criação do próprio carro com direção-assistida.
A máquina proporciona não só benefícios para a população com deficiência, sobretudo para o meio ambiente, pois o consumo de combustível é reduzido em até 90%. Pessoas comuns também poderão se interessar pelo carro, graças a comodidade e conforto de poder ser guiado sem preocupação.
Tecnologia do Blogger.