CAPACITISMO NÃO!


Dia 03 é o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, invés de comemorar eu quero te convidar para falar sobre uma assunto sério e que tem a ver com esse dia. Vamos falar de "CAPACITISMO"!



Assim como o "racismo" é constituído por todo tipo de preconceito associado às raças e etnias, o "Capacitismos" é constituído por todas as atitudes ou pensamentos que inferiorizam as pessoas com deficiência devido a sua condição física/intelectual!

Só quem tem alguma deficiência, ou convive com alguma pessoa com deficiência, sabe que esses tipos de preconceitos acontecem todos os dias. Basta sair de casa que já nos tornamos alvo do capacitismo.

O capacitismo ocorre quando:

  • Alguém dá esmola para um cadeirante, sem saber se ele realmente está pedindo ou precisando;
  • Alguém pega uma pessoa com deficiência visual no braço e o faz atravessar a rua, sem ao menos ele pedir;
  • Acham que a pessoa com deficiência é solteira, por não acreditar que ela é capaz de arrumar alguém;
  • Conversam com uma pessoa com deficiência como se tivesse conversando com uma criança;

Entre outras coisas...

Mas, muitas pessoas com deficiência também cometem estes erros com si próprio, como por exemplo:

  • Quando se fazem de coitados só por ter uma deficiência;
  • Quando utilizam a sua deficiência para ser um "exemplo de superação";
  • Quando aproveitam a sua deficiência para tirar vantagem de outros;
Estes são apenas alguns exemplos, mas o Capacitismo é muito mais do que isso.

Se você refletir bem, vai perceber que essas atitudes apenas fazem que a sociedade continuem nos vendo como diferentes, incapazes, coitados e menos do que uma pessoa SEM deficiência.

É claro que a falta de transporte coletivo é muito ruim, a falta de acessibilidade nos locais públicos é horrível, mas o maior problema que enfrentamos hoje em dia são esses tipos de preconceitos que muitas vezes parecem não ser preconceitos, mas ferem profundamente o emocional e psicológico das Pessoas Com Deficiência.

Pensando justamente nisso, foi criado uma campanha onde todos podem participar e ajudar escrevendo frases em suas redes sociais (Facebook/ Twitter...) começando com a seguinte tag #ÉCapacitismoQuando ... e escrever a sua opinião sobre isso.

Você também pode alterar a imagem do seu perfil no Facebook e mostrar para todos que você é contra o Capacitismo e ao mesmo tempo vai fazer que as pessoas conheçam esse novo termo e comecem a refletir sobre isso.

Para alterar a sua foto do perfil e se juntar a nós, clique AQUI!

Chega de tratarem as Pessoas Com Deficiência de maneira diferente, diga não ao capacitismo!
Tecnologia do Blogger.