Viagem acessível para Gramado e Canela-RS!



Viajar é tão bom... Basta juntar uma graninha, escolher um destino e partir... Mas, para nós cadeirantes não é tão simples assim.

Geralmente quando viajo, eu não faço pacotes com nenhuma agência de viagens porque sinto que eles não estão preparados, muitos não sabem indicar hotéis que realmente atendem as nossas necessidades, a maioria não conhece a acessibilidade dos pontos turísticos e nem lembram da questão do transporte.

Por todos estes motivos, eu mesma pesquiso e monto o meu "pacote" e cuido de todos detalhes para a viagem ser perfeita. Porém, canso de ligar para muitos lugares e ouvir que eles não são preparados para me receber.

Sabendo de toda essa dificuldade que passamos, quis montar este post para dar algumas sugestões de passeios totalmente acessíveis e prazerosos!

Recentemente fui passar um final de semana na Serra Gaúcha, e aproveitei pra conhecer alguns pontos turísticos que ainda não conhecia.

Te convido para assistir o vídeo a seguir e ver como foi o meu passeio. Tenho certeza que você vai amar e até se animar pra vir conhecer o meu estado...



HOTEL
Como vocês viram no vídeo, o hotel que fiquei foi o "Villa Bella", ele realmente é TODO acessível e ainda conta com a equipe de funcionários que recebe treinamentos para nos receber.

Além de todo o acesso para cadeirantes, eles também possuem cardápio em braile, funcionários que sabem a língua de sinais e as tomadas, pias, buffet, ficam numa altura perfeita para as pessoas com nanismo.

Você pode fazer sua reserva pelo site, e logo em seguida eles entram em contato com você para saber se precisa de algo específico para auxiliar durante sua hospedagem.

O Villa Bella conta com diversos quartos equipados especialmente para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Porém, as suítes também são enormes e qualquer cadeirante pode se hospedar nelas facilmente.

Existem várias opções de quartos e suítes, com diferentes tarifas. Você pode se informar sobre isso, pelo site www.hotelvillabella.com.br

TRANSPORTE TURÍSTICO
Andar de Bustour foi uma experiência fantástica!

A rampa de acesso funciona manualmente, é super fácil  "estacionar" a cadeira no local reservado, tem cinto, e todos os meus embarques e desembarques foram tão fáceis que não levaram mais de poucos minutos.

Me senti tão á vontade que desembarquei e embarquei 8 vezes no total, e se eu quisesse podia ter sido muito mais, só não fui porque a chuva me atrapalhou um pouco.

O ingresso pode ser comprado pelo site, ou dentro do Bustour. Existem várias opções de ingressos, acesse o site e confira os valores www.bustour.com.br

PASSEIOS

Rua Coberta
A Rua Coberta fica no centro de Gramado, nela tem vários restaurantes e em ALGUNS até tem acesso.
Mas se você quer almoçar ou jantar por Gramado, eu sugiro que você vá andando pelas ruas e procurando algum lugar, pois não é fácil encontrar restaurantes que dê pra gente entrar. Muitos são em prédios antigos, o que não são obrigados perante a lei a se adaptar... Fazer o quê, né!?

Mas depois de pouco tempo procurando, logo achei um restaurante que eu pude entrar. Assim como as "chocolaterias" que vendem chocolate quente que tem por lá.

O banheiro público, pertinho dá Rua Coberta, oferece banheiro adaptado e muito limpo!

Lago Negro
O Lago Negro sempre foi meu lugar preferido. Além de ser gratuito (que é bom), o clima é muito agradável e o pessoal fica sentado na grama olhando a linda paisagem e tomando chimarrão (que eu amo). 

Recentemente colocaram piso tátil para as pessoas com deficiência visual. O banheiro de lá também é adaptado e muito limpo. Até "bati um papo" com a "tia" que cuida dos banheiros.

Fábrica de Cristais
Na Fábrica de Cristais a entrada é gratuita. Lá eles oferecem uma demonstração de como eles criam as peças, é muito legal! 

A loja deles é fantástica, uma peça mais linda que a outra. Só fiquei com medo de quebrar alguma coisa, mas sai de lá sem quebrar nada!

Bondinhos Aéreos
Eu fiquei apreensiva por não saber como eu entraria dentro do bondinho, mas quando cheguei lá, vi que o local era todo projetado pensando na gente, tem rampas para até o local para embarcar no bondinho e também rampas móveis que eles colocam para eu entrar nele, como mostrei no vídeo.

Foi muito legal, a vista é incrível! Lá de cima pude ver a famosa Cascata do Caracol.

Os ingressos podem ser comprados no local, as pessoas com deficiência pagam meia entrada (R$ 21,00).

Com certeza, esse final de semana foi um dos mais lindos que eu e minha família tivemos e certamente você não irá se arrepender se embarcar numa aventura como esta!


Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato comigo pelo e-mail cantinhodoscadeirantes@hotmail.com


Tecnologia do Blogger.