BOTOX na minha bexiga… TUDO DE BOM!


*Por Thaíse Maki


Vim dividir com você minha experiência com o BOTOX. Essa coisinha linda, que todo mundo deseja “na cara” e eu desejo na bexiga e nas pernas (principalmente, é claro! Afinal, “na cara” também seria ótimo. kkkkk).

Sempre tive “bons rins”, que funcionam plenamente. Mas minha bexiga não ajuda muito, já que ela, além de neurogênica (não tenho o controle do ato de urinar), é espástica (os espasmos contraem a bexiga e causam a perda de urina, ou seja, lá se vão fraldas e fraldas)!

Já tentei de tudo, remédio oral (Retemic, Gaba, Vesicare, etc.), remédio intravesical (Retemic), aumentar o número de sondas (cateterismo vesical), diminuir a quantidade de ingestão de água, etc. e o final era sempre o mesmo: fralda pequena + fralda grande + traçado descartável na cama para evitar que o xixi chegasse ao colchão… E olha que, mesmo com tudo isso, por vezes, não adiantava.

Trabalhar ou sair de casa? 
Estava cada vez mais difícil conciliar uma vida fora de casa, já que eu, mulher e tetraplégica, preciso estar deitada pra fazer o cateterismo/sonda assistido (nessas horas, ser homem não seria nada mal… hshshshsh). Sempre que me dava aquela disreflexia tipo “vou fazer xixi agora” eu ficava toda cheia de manchas vermelhas (rosto, pescoço) e voltava logo pra casa temendo uma perda de urina exagerada.

Você pode se perguntar: Mas ela não usa fralda quando sai de casa?
- Sim! Certamente. Mas com as perdas urinárias a fralda, além de encharcada, exalava um cheiro que incomoda qualquer um que está perto da gente (e eu morria de vergonha!).

Enfim… minha última tentativa foi o tratamento com o Retemic (5mg) - 8 comprimidos ao dia e uma fortuna $$$ por mês. A dosagem era muito alta e nos primeiros meses o resultado foi 90%, mas depois as perdas de urina não demoraram a acontecer com mais frequência, sem falar nos efeitos colaterais (pele descamando na região das orelhas, do nariz e sombrancelhas, olhos ressecados, passei a não sentir mais o cheiro de muita coisa, além de sede, muita sede!).

FINALMENTE, depois de tantas tentativas, exames de urodinâmicas e ultrassonografias, meu médico me presenteou com o tratamento de Botox na bexiga. E deu tão certo! Gente, tô no céu!

A cirurgia foi em maio/2017, no hospital, com anestesia geral (apesar de simples, os cuidados são extremos) - o procedimento consiste em pequenas aplicações/injeções da toxina botulínica por toda a extensão da bexiga, sem cortes. 

Desde então, não tive mais imprevistos (sem perdas urinárias). Nada! 


Hoje tomo 2 Retemics ao dia, de 12 em 12 horas (abandonei a superdosagem) e a tendência é abandona-lo gradativamente até a próxima quinzena, dependendo da resposta que a bexiga for me dando (sem perdas!).

A dificuldade agora é controlar a ingestão de líquido, para que a quantidade drenada em cada sonda tenha, no máximo, 500ml de xixi (por causa da superdosagem do Retemic, eu estava acostumada a beber muita água, o dia todo). Além disso, o inchaço nas pernas, quando acontece, também causa um volume maior a ser drenado após elevá-las (e olha que faço uso de meias de compressão!). Mas tudo bem... isso, perto do que já passei, é "fichinha"!


Agora é curtir a "vida nova" (antes/depois do Botox) e acompanhar o desenrolar dessa saga com o tempo. A previsão é de que uma nova aplicação de Botox seja feita a cada 6 meses, mas isso vai depender da resposta do meu organismo (converso com outros pacientes e muitos deles levam até 10 meses). Sigo bem otimista!

Se estou feliz? ESTOU VIVENDO!



Tecnologia do Blogger.