Beleza
Modelo com deficiência rara que afeta a pele, desafia padrões
Aos 26 anos, Sara Geurts já pode dizer que realizou um de seus maiores sonhos: iniciar uma carreira de modelo. Algo que há alguns anos, ela não imagina que conseguiria fazer.
Sara tem uma síndrome rara conhecida como Ehlers-Danlos, que diminui a produção de colágeno e não tem cura. Ela recebeu o diagnóstico quando tinha 10 anos, e durante a adolescência, tentou esconder os sinais que a condição fazia na sua pele. Essa era a sua maior insegurança.
"No ensino médio, eu tentava me cobrir. Não queria falar sobre isso... Estava vivendo uma mentira", ela contou em um vídeo do Barcroft TV. Felizmente, porém, sua autoimagem mudou completamente quando a modelo entrou na faixa dos 20 anos. "Comecei a me olhar de uma forma completamente diferente. A forma única, rara, que as linhas formam, a arte que é feita dos padrões [feitos pela pele]... É incrível. Fico tão triste que eu olhava para isso como algo feio".
Agora, Sara faz a Love Your Lines, uma campanha que celebra características que costumam ser vistas como negativas, como estrias, cicatrizes e marcas de nascença. Foi compartilhando as suas fotos e a sua história na internet que ela começou a receber oportunidades de entrar na indústria de moda. "Com a [campanha], comecei a tentar me focar na minha visão de mim mesma, e no que eu queria alcançar. Decidi que eu dedicaria uma boa parte da minha vida conscientizando as pessoas sobre a Síndrome de Ehlers-Danlos, e me conectando com outros guerreiros [que têm essa síndrome]. Mostrando a esses indivíduos que eles devem ter orgulho da síndrome, e devem vestir suas linhas, marcas e listras com orgulho".
Em entrevista ao Popsugar, Sara disse também que se pudesse voltar no tempo para falar com sua versão de 10 anos de idade, diria que "a visão de uma vida inteira está esperando por ela, e [diria] para ela nunca, nunca duvidar de seus sonhos, não importa o que a vida coloque no meio do seu caminho".
Confira abaixo o vídeo dela para a Barcroft TV (em inglês):
Via: Catraca Livre
Comente