Leia 71 Leões, o livro de Lau Patrón sobre maternidade especial, dor e amor


Lançado pela editora Belas Letras (confira as datas das sessões de autógrafo ao fim deste texto), o livro conta a história dos 71 dias em que Lau morou no hospital para acompanhar a primeira internação do filho, o pequeno João Vicente. Com um ano e oito meses João sofreu um grave AVC. Foi assim que uma doença raríssima chamada Síndrome Hemolítica Urêmica foi descoberta - e foi quando Lau nasceu como mãe especial.

Nessa entrevista, a autora contou um pouco sobre como foi o processo de organizar as ideias e colocar no papel toda a trajetória entre médicos e enfermeiros: “voltar naqueles dias, naquela dor, entrevistar as pessoas que estavam lá comigo, desenhar um mapa dos acontecimentos, foi um processo terapêutico, em primeiro lugar.

Foram vômitos. Um abrir de feridas bastante intenso. Depois precisei questionar o porquê disso tudo ser publicado. E aí, entendi que tive uma forma de lidar com a dor bastante saudável, dentro do possível, e que contar isso sem enfeites poderia ajudar outras pessoas na mesma situação, e outras pessoas em situações completamente diferentes, porque no fundo, dor é dor, entende?”.

O livro é uma espécie de diário formado por cartas de Lau para João e também por narrativas sinceras e cruas sobre o dia a dia na UTI, os medos enfrentados, as descobertas feitas. Tudo com muito pé no chão e sensibilidade - e passando muito, muito longe da romantização do sofrimento materno. Nas palavras da autora: “uma mãe nunca é só uma mãe. É uma mulher, uma filha, uma namorada, um turbilhão. Tem tristeza e alegria no mesmo corpo”.

Outra iniciativa da Lau prevista para este ano era a primeira palestra sobre os temas abordados no Avante Leãozinho, o que aconteceu em uma TED Talk emocionante, que você confere abaixo.


Tecnologia do Blogger.