O Capacitismo e a Saúde Mental

Ilustração: @partes.art #ParaTodosVerem : Com fundo bege, ao lado esquerdo temos a ilustração de uma cadeira de rodas com alguns ramos nas rodas, ao seu lado temos uma mulher de cabelos preto, vestindo um vestido rosa e meias amarelas, ela está sentada no chão com as mãos e seu rosto apoiados em suas pernas de onde nascem algumas folhas e uma flor.


Já dizia o poeta: "A vida nem sempre é um mar de rosas". Prova disso é este momento político tão delicado que estamos vivendo onde todos estão desgastados e com medo do que ainda vem pela frente. E, se isso já não fosse o suficiente, precisamos lidar com nossos conflitos pessoais e ainda enfrentar batalhas impostas pela sociedade. 

Dia após dia temos mulheres enfrentando o machismo, negras lutando contra o racismo e nós, as mulheres com deficiência, brigando contra o capacitismo... Como manter, e ajudar a manter, uma boa saúde mental da mulher com deficiência? Falando sobre ela!

Uma pessoa mentalmente saudável é aquela que tem uma boa qualidade de vida e um bom desenvolvimento emocional que a possibilita conseguir superar as diversas dificuldades da melhor maneira possível e de forma positiva em relação a si e ao mundo. 


Com as mulheres com deficiência isso não é diferente, porém, muitas acabam tendo uma saúde mental abalada por não encontrar semelhanças de seus conflitos com os conflitos de outras mulheres. Até mesmo quando procuram ajuda de profissionais elas se sentem incompreendidas, e de fato são, pois poucas pessoas realmente se preocupam em entender o que cada uma delas passa. 

A realidade das Mulheres com Deficiência

O capacitismo é nome dado ao preconceito social contra as pessoas com deficiência e está relacionado ao constante julgamento que a sociedade faz sobre a capacidade dessas pessoas de serem ou fazerem algo.  

Praticamente todos os dias as mulheres com deficiência escutam alguma destas perguntas:  "Como você conseguiu engravidar?", "como você conseguiu um(a) companheiro(a) tão bonito(a)?", "como você consegue criar seu filho? Quem te ajuda?"... Percebe que ao mesmo tempo que estas perguntas soam capacitistas também são machistas? 

As mulheres com deficiência são duplamente vulneráveis a discriminações, pois além de possuírem alguma deficiência que as tornam alvos do capacitismo também são mulheres que as fazem vítimas do machismo. Ao mesmo tempo, existem muitos casos de mulheres com deficiência que também são negras e passam pelo racismo de forma concomitante. 

Os padrões de beleza também pesam sobre as mulheres com deficiência, a cobrança por corpos "perfeitos" acaba sendo tão grande que elas evitam ao máximo olhar para seus corpos pois não reconhecem corpos iguais aos delas. Eu mesma demorei mais de vinte anos para aceitar a me olhar no espelho e a tirar fotos de corpo, foram anos de baixa estima. 


Em minha opinião, estas imposições e discriminações vivenciadas por estas mulheres acabam ocorrendo da forma mais velada de todas e está longe a ser desconstruída, pois há poucos lugares que discutam o tema e falta a participação das mulheres com deficiência no universo feminista.

Como manter a saúde mental em dia?

- Mantenha sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida;
- Aceite-se e às outras pessoas com suas qualidades e limitações;
- Evite consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica
- Não use drogas;
- Pratique sexo seguro;
- Reserve tempo em sua vida para o lazer, a convivência com os amigos e com a família;
- Mantenha bons hábitos alimentares, durma bem e pratique atividades físicas regularmente.


Sabemos que todo mundo passa por alguns sofrimentos em certas fases da vida, mas não temos como desconsiderar o fato de que esta sociedade machista/capacitista/racista em que vivemos é uma das principais causadoras do adoecimento mental da população de mulheres com deficiência. 

É de extrema importância que reconhecemos e legitimamos estas questões e que a sociedade, como um todo, perceba a necessidade de cuidar e contribuir para uma boa saúde mental de todas nós.
Tecnologia do Blogger.