Travesseiro ortopédico ajuda a melhorar a qualidade do sono



Travesseiro ortopédico: você tem um ou pelo menos já ouvir falar sobre ele? Se a resposta é não e você busca melhorar as noites de sono, deve ler este artigo até o final. O travesseiro ortopédico é um daqueles itens que a gente não imagina como viveu sem até descobrir todos os benefícios que ele traz no dia a dia. É claro para todo mundo que boas horas de sono são essenciais para um dia seguinte com mais disposição e produtividade. Mas, para dormir bem, é importante contar com os acessórios certos, o colchão adequado, uma roupa de cama confortável, e principalmente, um travesseiro correto. Neste artigo, nós falamos da importância de escolher um bom travesseiro para garantir aquelas horas de sono revigorantes e um dia seguinte livre das dores, acompanhe! 

O que é o travesseiro ortopédico?

O travesseiro ortopédico, também conhecido como travesseiro anatômico, é um acessório específico para que sua cabeça fique sempre na posição correta durante o sono. A grande diferença em relação aos travesseiros comuns, é que tem a borda mais alta (14 cm) e o centro mais côncavo (8 cm), o que preenche melhor o vão entre a sua cabeça e o colchão. Com isso, sua coluna e pescoço ficam alinhados, evitando lesões e dores mais sérias. Geralmente, é revestido em malha de algodão e enchido com poliuretano. O tamanho mais utilizado é 50 cm x 70 cm. 

Para que serve travesseiro ortopédico?

Nós passamos quase um terço da nossa vida dormindo, ou seja, é bastante tempo na mesma posição. O resultado é que as horas de descanso também podem ser responsáveis por melhorar, ou piorar, algumas dores no corpo. 

As dores podem surgir devido, em geral, à altura do travesseiro. Se for muito alto, os ligamentos do pescoço podem ser pressionados do lado de contato com o travesseiro, enquanto que o outro lado fica comprimido. 

Se o travesseiro é muito baixo, o efeito é praticamente o mesmo. Pronto, está aí o cenário para o surgimento de dores no pescoço ou na coluna. 

Para aliviar essa dor, é preciso garantir que a posição durante todas as horas de sono sejam corretas. Por esta razão, usar o travesseiro ortopédico adequado é tão importante. 

Quem deve usar este tipo de travesseiro?

O travesseiro ortopédico é indicado para praticamente todas as pessoas, seja para quem já tem dores no pescoço, ombro ou coluna, seja para quem quer preveni-las. 

Quem tem costume de deitar de lado na cama deve dar preferência a travesseiros de altura média, que se encaixem perfeitamente entre a cabeça e a cama. Gestantes, que normalmente dormem de lado, também podem se adaptar muito bem ao uso do travesseiro ortopédico. 

Como escolher travesseiro ortopédico cervical

Antes de sair às compras, a dica é se informar bastante sobre os modelos de travesseiro anatômicos existentes. Se alguém que você conhece já usa travesseiros ortopédicos cervicais, vale contar com indicações. 

Contar com a ajuda de lojas especializadas também é uma boa ideia. Em geral, os funcionários estão acostumados a responder a perguntas, tirar dúvidas, além de conhecer como ninguém as características de cada marca ou modelo. 

Mas caso você já tenha problemas relacionados a dores nas costas ou pescoço, é melhor contar com a ajuda de um médico ortopedista para fazer a recomendação mais adequada. 

Tipos de travesseiro ortopédico

O travesseiro ortopédico é aquele com o formato de ondas que acompanha a curvatura da cabeça, mas ele pode ser feito de vários materiais diferentes

Viscolycra, também conhecido como travesseiro da NasaA Viscolycra é uma espuma tecnológica que tem a propriedade de se moldar ao formato da cabeça ao deitar e voltar a sua forma original assim que se levanta e a pressão deixa de ser feita. 

Como é bastante agradável ao toque, o travesseiro da Nasa consegue ser muito confortável durante o sono. 

A tecnologia faz com que a espuma da Viscolycra também seja termoselável, deixando o travesseiro sempre com a sensação de frescor. 

Travesseiro ortopédico magnético

Também é possível encontrar modelos de travesseiro ortopédico com aplicações de pequenos imãs. O uso das propriedades do magnetismo são milenares. 

Os imãs ajudam a combater as dores musculares e até problemas como o estresse. Também acredita-se que a terapia feita com travesseiro magnético tenha efeitos ainda maiores se feita durante a noite, sem perturbar em nada o sono.
Manutenção do travesseiro ortopédico
Trocar o travesseiro deve ser uma tarefa repetida pelo menos a cada dois anos. Não importa o material do qual o seu travesseiro é feito, com o passar do tempo o uso diário causa um desgaste natural, além de um acúmulo grande de ácaros, que são muito prejudiciais, principalmente aos alérgicos. 

Para manter o travesseiro conservado por mais tempo, siga estas dicas que separamos:
  • Olhe a etiqueta: se o material permitir, lave seu travesseiro em lavanderias especializadas a cada seis meses;
  • Ao acordar, deixe o travesseiro em um local arejado, próximo às janelas, por exemplo;
  • Nada de guardar os travesseiros no armário ou baú assim que se levantar;
  • A menos que sejam feitos de Viscolycra, deixe seus travesseiros tomarem muito sol;
  • Colchões podem ser aspirados, mas mantenha o aparelho longe dos travesseiros para não deformar a espuma.

Conclusão

É possível ter o travesseiro ortopédico como um aliado no combate a dores de pescoço ou coluna. Apenas certifique-se de fazer a escolha correta e de cuidar bem dele. Assim, com certeza você terá noites melhores de sono para acordar melhor todas as manhãs.

Tecnologia do Blogger.