Acessibilidade
Curiosidades
Fotos e frases
Inclusão Social
Bom dia amigos, vocês sabem o que significa a palavra Inclusão? Não?! Pois bem...
A palavra "inclusão" em alguns dicionários é definida como "Ato ou efeito de incluir.", "Existência de uma coisa ou substância dentro de outra.".
Ou seja, inclusão é o nome dado pela luta de incluir(colocar junto com outros), algo ou algumas pessoas dentro de um grupo.
Existe mais de um tipo de Inclusão, as mais vistas atualmente é a inclusão digital, inclusão escolar e inclusão social.
A INCLUSÃO SOCIAL é um dos meus objetivos que atualmente luto, reivindicando rampas e acessos, trazendo informações através do blogue, colocando minhas rodinhas nas ruas para os outros verem que nós cadeirantes vivemos e merecemos igualdade. São ações simples mas que sem perceber, gera uma melhoria na minha vida e na vida de outros cadeirantes.
Esse final de semana fui em uma praça tomar chimarrão com meus amigos (5 cadeirantes e 4 andantes), a tarde foi maravilhosa, conversamos muito e trocamos muitas risadas.
Na hora de ir embora durante o trajeto até o estacionamento, arrancamos vários olhares que já é de costume, mas como somos acostumados e não damos bola pra isso, levamos numa boa.
Chegamos próximos dos carros, nos deparamos com um grupinho de uns 6 rapazes escorados em cima do porta mala de dois carros, cujo donos eram dois amigos meus cadeirantes.
Um deles acionou o alarme que automaticamente abriu o porta mala, a cara de espanto dos andantes era percebida na hora, acredito que pensaram "esse cadeirante é dono desse carrão? não pode ser, não é normal, como assim?" hehehe.
Demorou um pouquinho para "cair a ficha" dos rapazes, mas sairam da frente do carro.
E para o segundo espanto do dia, o outro carro que também estavam escorados, pertencia a minha amiga cadeirante! Sem entenderem nada, os andantes tiveram que sair da frente deste carro também, e ficaram entre os dois carros só olhando com caras de apavorados.
A cena foi ilaria vocês tinham que ver, mas assim como minha amiga disse eu repito, acho que esses andantes tiveram alguma lição neste dia. Pois viram que cadeirantes também vão em locais públicos e que podem ter seus próprios de carros e dirigir ainda.
Depois em casa eu fiquei pensando... Isso é inclusão! Ao mesmo tempo que nos divertimos, causamos e marcamos presença naquele local. Da próxima vez que aquele grupinho se deparar com outros cadeirantes, já vão agir mais naturalmente, por que passaram aquela situação e vão estar acostumados com nossa presença.
As vezes atos simples nem pensados, podem ser usados a favor da Inclusão.
E é isso que quero propôr para você hoje, saia mais, deixe que os outros olhem, mostre que você também sai, faça que o pessoal perceber que é normal um cadeirante sair e estar em todos os lugares... Só assim vamos conquistar a igualdade e destruir de vez os preconceitos.
Vamos nessa, vamos lutar juntos pela inclusão!
Comente