Idoso cadeirante curte o mar após 12 anos sem ir à praia

Eros sofre do mal de Parkinson e entrou no mar com a 'cadeira anfíbia'.
Projeto "Praia Acessível" dá oportunidade aos cadeirantes de entrar no mar.Eros aproveita o mar em dia ensolarado (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1)


Se a sensação de sentir as ondas do mar passando pelas pernas é prazerosa para quem pode ir à praia sempre, para quem ficou anos sem mergulhar, ou até mesmo nunca esteve na praia, esta sensação de bem estar tem uma dimensão muito maior. É em busca deste prazer que muitos portadores de necessidades especiais se cadastram no projeto “Praia Acessível”, que dá a oportunidade às pessoas cadeirantes de entrarem no mar.

Após 12 anos sem frequentar a praia, o aposentado Eros Chaves, de 87 anos, teve a oportunidade de entrar no mar da Ponta da Praia, em Santos, no litoral de São Paulo. Eros sofre de mal de Parkinson e se locomove por uma cadeira de rodas. Foi a esposa dele, a professora Regina Machado Chaves quem o incentivou. “Estava só esperando fazer sol para trazê-lo para mergulhar. Antes de ficar doente nós frequentávamos muito a praia, e Eros gostava de praticar esporte na areia. Eu estava muito ansiosa para este momento”, afirma Regina.

“Está muito gostosa a água, estou adorando”, Eros disse poucas palavras, mas a expressão no rosto e as mãos sempre tocando a água indicavam que a felicidade era imensa. Segundo a enfermeira de Eros, quando eles passeiam pela orla ele sempre manifestava o desejo de conseguir chegar até a água.

Facilitadora acompanha pessoa dentro da água (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)O projeto “Praia Acessível” está no litoral paulista durante a temporada de verão. Em Santos, são sete cadeiras anfíbias, que entram na água transportando pessoas que necessitam do auxílio para se manterem na água. De acordo com o secretário de Defesa da Cidadania de Santos, Marcelo Del Bosco, o projeto conta com dois pontos, um na praia na altura do canal 3 e outro na altura do canal 6. “Como a praia é muito extensa, o prefeito pediu um novo ponto para atrair banhistas e turistas, um novo ponto no canal 6, que tem parceria com os bombeiros”, afirma.

O secretário ainda explica que a cadeira anfíbia acomoda tanto adultos quanto crianças, que ficam presos a um cinto de segurança. “As pessoas sempre vão acompanhadas de um facilitador, que pode ser um fisioterapeuta ou um educador físico, eles não saem do lado da cadeira em momento algum”, explica Del Bosco.

Para a facilitadora Gabriela Cabrinha, o trabalho dela é gratificane. “A gente fica super comovida, pensando que esse pode ser o último verão da pessoa. Pois já recebemos aqui algumas crianças com doenças raras. É gratificante fazer algo para o próximo, aqueles instantes de alegria fazem a diferença na vida deles”, diz Gabriela.

Além do apoio sentimental, o facilitador também é responsável pela segurança da pessoa na cadeira anfíbia. “Sempre presto atenção no posicionamento das costas, se o cinto de segurança está correto, se a temperatura da água está boa para a pessoa”, explica Gabriela.

As cadeiras anfíbias ficam disponíveis de quinta-feira à domingo, das 10h às 17h. Com o feriado de carnaval, o projeto funcionará nesta segunda (11) e terça-feira (12). Para participar do “Praia Acessível” é preciso preencher uma ficha de cadastro. Para outras informações ou agendamento de grupos deve-se entrar em contato pelo telefone (13) 3201-5075 ou pelo e-mail secid@santos.sp.gov.br.

Aposentado ficou 12 anos sem entrar no mar (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1)
Aposentado ficou 12 anos sem entrar no mar (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1)Foto: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/02/idoso-cadeirante-curte-o-mar-apos-12-anos-sem-ir-praia.html
Tecnologia do Blogger.