Ensaio Sensual ajuda mulheres com deficiência se sentirem mais poderosas - Fotos:Marcelo Martins


Estamos acostumados em ver na mídia as mulheres perfeitas com corpos definidos sem nenhum "defeito", e quando nos olhamos no espelho, muitas vezes, acabamos rejeitando o nosso corpo por não chegar nem perto daquelas mulheres.

   Para provar que isso é errado, trouxe para vocês um projeto lindo de ensaios sensuais de pessoas com deficiência do fotógrafo Marcelo Martins. O trabalho dele não é transformar as mulheres em artistas, mas sim, fazer com que cada uma perceba que é linda e que possui tanta sensualidade quanto as grandes modelos. 


   Marcelo sofreu um acidente em 2008 onde teve sua perna direita amputada, depois disso, ele passou a fotografar por hobbie e acabou se profissionalizando nessa área. Hoje ele faz esses ensaios fotográficos voluntariadamente sem nenhum fim lucrativo.

   Veja como foi a nossa conversa:

Como surgiu a ideia de fazer este projeto?
    Eu já estava há uns dois anos buscando um tema que abordasse as pessoas com deficiência, e como atuo muito com fotografias sensuais, resolvi pesquisar sobre o tema e descobri que existe um tabu
quando se fala sobre a sensualidade da pessoa com deficiência. E foi assim que surgiu esse projeto.



Qual é o seu objetivo com este trabalho?
    O objetivo principal é elevar a autoestima, o autoconhecimento e o empoderamento de cada um dos participantes, pois a maioria, principalmente as mulheres, desejam fazer um ensaio sensual e muitas, por falta de condições ou por vergonha não levam esse sonho adiante.
    Com esse projeto, todos terão a chance de fazer um ensaio, realizando dessa forma o sonho de muitos.

Você acha que as fotos podem também mudar o olhar das pessoas sobre as mulheres/homens
com deficiência?
    Acredito que o mais importante, é a pessoa com deficiência mudar o olhar sobre si mesma e assim, se sentindo confiante e se aceitando, já é um grande passo para a aceitação da sociedade, e para a quebra dos tabus e preconceitos que existem.

Nalva Cruz




A estudante e palestrante Priscila Fernanda, é muletante há alguns anos devido a uma leve distrofia muscular. Ela foi fotografada pelo Marcelo e contou como foi essa experiência:

Como era a sua relação com seu corpo, você gostava do que via no espelho?
Não, por muito tempo aceitar meu corpo foi muito complicado, não gostava nem de olhar no espelho, sequer gostava de comprar roupa achava que nada ficava bom. Só gostei do meu corpo quando aceitei minha deficiência, quando aprendi gostar das minhas imperfeições e ver que tudo não passa de padrões colocado pela sociedade.

Como você se sentiu no momento que estava sendo fotografada?
Esse ensaio foi realmente incrível, quando se está ali sendo fotografada, a gente esquece completamente da deficiência, sente linda e realmente uma pessoa sensual, a autoestima muda totalmente, é realmente muito bom.

Veja algumas fotos do ensaio dela:
Priscila Fernanda






 O projeto é aberto a homens e mulheres e casais, desde que um deles tenha alguma deficiência.
   Cada ensaio é pensado de forma a se adaptar às limitações de cada deficiência e pensado na locação 
ideal para cada ensaio, as poses e toda a estrutura para realiza-los de forma única, valorizando a beleza e a sensualidade de cada participante.
    É importante lembrar que a princípio, o projeto está sendo realizado somente em São Paulo – Capital, mas a intenção é levar o projeto a todo o Brasil, porém para isso, o fotógrafo Marcelo Martins está em busca de patrocínio, que possa arcar com os custos de viagem e hospedagem da equipe. Interessados em apoiar o projeto, podem também no site, na página apoio, preencher o formulário, para entrarmos em contato para maiores esclarecimentos.

Como as pessoas que têm interesse em ser fotografadas podem entrar em contato com você?
Através do site www.sensualidadenadeficiencia.com.br, onde há a exposição dos ensaios já realizados, e nesse portal, na aba contato, existe um formulário, onde devem ser preenchidos todos os campos, sem exceção.

   Devido a grande procura e como serão realizados apenas dois ensaios por mês, a escolha se dará por meio de votação na minha Fanpage, Marcelo Martins Fotografia no Facebook, onde serão postadas quatro fotos de pessoas que queiram participar do projeto. Teremos um prazo de quinze dias de votação e as duas mais votadas nesse período são as que irão participar do projeto naquele mês. As que não foram sorteadas, podem voltar a concorrer. É importante compartilhar, porém as curtidas só terão validade se forem feitas na fanpage, porque é impossível monitorar os compartilhamentos.

Samyra Leah









 
Tecnologia do Blogger.