Dica de filme: À PRIMEIRA VISTA.

Para quem não assistiu e é fã de um bom romance, fica a dica...

"Uma jovem arquiteta, chamada Amy (Mira Sorvino), sai de Nova York para descansar, decide ir a um SPA em uma pequena cidade. Lá, conhece o massagista Virgil (Val Kilmer), recebe uma massagem inesquecível que a sensibiliza bastante e eles se apaixonam. Pelo enredo logo se pensa, essa é mais uma comédia romântica “água com açúcar”. Mas no início, o filme apresenta um outro assunto na temática, pois o massagista Virgil é cego.


O filme consegue mostrar que o amor torna as pessoas abertas para aprender, para querer saber mais. O filme consegue mostrar a vida e os detalhes e as dificuldades que alguém com deficiência visual passa: a importância de manter a mesma disposição dos objetos e móveis em casa, como a comida deve ser disposta no prato, o preconceito e etc.

Além de mostrar como os outros sentidos são aguçados. Vigil se apaixona pela voz macia de Amy, pelo seu perfume, pela textura de sua pele. Ela começa a aprender com ele como tem senso de espaço, como funciona a memória espacial. Ela tenta fazer algumas descrições de como é um horizonte e de uma paisagem, e começa a enxergar as coisas de uma outra maneira.

A problemática no romance dos dois acontece quando Amy descobre um médico que faz uma cirurgia para recuperar a visão para cegos. Mesmo relutando, Virgil decide fazer e começa a sentir os problemas da visão, de enxergar o que não quer, de não usar mais tanto o tato. Eles começam a ter algumas crises na relação, por causa dela querer mudar a condição dele, dos preconceitos, da super proteção da irmã e do encontro com o pai que abandonou Virgil pequeno.

O filme é muito sensível toca de maneira poética sobre o assunto, valoriza a independência de uma pessoa cega, mostra que sua forma de enxergar a vida e dos sentidos é um pouco diferenciada. À primeira vista prova que o amor consegue superar preconceitos, barreiras e que todos independente das condições todos podem e devem amar e serem amados. A história é baseada em fatos reais.

“Só o amor pode lhe permitir usar seus sentidos”"


Informações técnicas:


Lançamento: 1999 (EUA)

Direção: Irwin Winkler
Atores: Val KilmerMira Sorvino, Kelly McGillis, Steven Weber.
Duração: 129 min
Gênero: Drama

Assista ao filme agora!!!


Tecnologia do Blogger.