DIFICULDADE DE FALAR: Não se cale por isso!


Escrita, gestos, desenhos... são muitas maneiras que podemos nos comunicar, porém, a mais usada é a fala. 

Se você quer chamar alguém basta falar o nome dela, se você está com dor pode falar ao médico o que está sentindo, se você está apaixonado por alguém basta falar "eu te amo"! 

Mas, em alguns casos pode não ser tão simples assim. Existe muita gente que tem dificuldade em conseguir falar devido alguma deficiência ou lesõe que pode vir desde o nascimento ou surgir ao longo do tempo e acaba sendo um grande problema para quem passa por isso, pois além de afetar a comunicação também pode afetar a auto-estima

 O nosso aparelho vocal tem várias cordas vocais e músculos, quando ocorre a paralisação ou falha de um deles pode afetar a fala. Outro fator que pode prejudicar, são problemas neurológico que vem muitas vezes com derrames, paralisia cerebral e outros.  

Em alguns casos existem tratamentos que podem funcionar, mas em outros, tratamentos não são tão eficazes e a única saída é aprender a conviver com está realidade.

No primeiro momento pode até parecer algo impossível, mas existem muitas pessoas que têm dificuldade em falar e com o tempo percebem que isso "não é o fim do mundo" e vivem da sua maneira, ou acabam achando outros meios para se comunicar.

A minha amiga Cris Nunes teve um AVC hemorrágico há 20 anos atrás e teve a fala comprometida. Engana-se quem pensa que ela evita falar, quando nos encontramos para tomar chimarrão a conversa é tão boa que nem vemos o tempo passar. 

Confira o que Cris fala sobre o assunto:
-Depois que você teve o AVC, de todas sequelas que você ficou a dificuldade de falar foi a parte mais difícil ou não te incomoda tanto?
Foi SIM, pois ser cadeirante não me impede de ir a nenhum lugar, já a fala me traz alguns problemas, como, algumas pessoas falarem que não entendem nada do que eu falo, ou falar ao telefone... são poucas pessoas que me entendem. 

-Como você se sente quando alguém não entende o que você fala? 
Bom, no início era horrível eu chorava muito quando alguém não entendia. Hoje eu respiro fundo, e falo quando vezes forem necessárias até que a pessoa me entenda. 
Quando alguém me entende eu fico muito feliz, tanto que, quando vejo que a pessoa me endente eu quero sempre falar muito com ela. 

-Você concorda que muita gente nem tenta entender o que você fala? 
Com certeza, tem gente que quando vê que vc tem algum problema na fala, elas tentam se livrar o mais rápido de ti, é como se vc tivesse alguma doença contagiosa. 

-Você deixa de sair por não se sentir á vontade de conversar com quem não conhece? 
Não deixo sair não, mas confesso que em redes socias eu fico mais a vontade de conversar, pois eu posso escrever. 

-O que você faz quando alguma pessoa não te entende? Usa alguma técnica na fala? 
Não, eu não tenho nenhuma técnica. Para a pessoa me entender, o que faço é repetir quantas vezes forem necessárias e ser o mais simpática possível, pois um bom sorriso ajuda muito.

Sandra Mara também tem sua fala comprometida, ela nasceu com paralisia cerebral e acabou tendo sua coordenação motora prejudicada, por esta razão nunca caminhou e começou a falar com muita dificuldade até hoje.

"...Não ligo com a minha fala, mas eu fico muito p... quando uma pessoa faz de conta que me entendeu, eu prefiro falar mil vezes a mesma palavra até ela entender... diz, Sandra Mara..."

 Mas nem por isso ela se cala, tanto que recentemente criou um canal no youtube para falar sobre tudo.

"...Nesse ano comecei a ter um canal no YouTube, porque através dele eu fico mais próximo do público e ao mesmo tempo quero mostrar que não é preciso ter uma voz prefeita para ter um canal, quero abordar todos os tipos de assuntos. O endereço é Sandra Mara da inclusão..."


Para conhecer o canal, clique aqui.!

Vale salientar que quem passa por isso deve consultar um fonoaudiologia e, mesmo que sua deficiência seja permanente, existem técnicas que podem melhor a sua condição vocal. 


Tecnologia do Blogger.