Produtos para acessibilidade auxiliam as transferências de acamados e proporcionam independência ao cadeirante

Pessoas com limitações em sua mobilidade como usuários de cadeira de rodas, pacientes acamados ou mesmo idosos, em certas circunstâncias têm enorme dificuldade para realizar as transferências (mudanças de posição).

 Às vezes a passagem da cama para a cadeira de rodas pode depender de um grande esforço e até da ajuda de uma ou mais pessoas, principalmente para cadeirantes em um estágio recente, ainda adaptando-se à sua condição, ou pessoas obesas, o problema é que essa movimentação pode ser um momento de risco para a pessoa que por um movimento errado sem um apoio adequado, pode sofrer uma queda lesionando-se e comprometendo ainda mais o seu quadro ou atrasando sua reabilitação. 

Muitos cuidadores desconhecem as soluções existentes para facilitar a rotina de cuidados aos seus pacientes e por isso acabam sofrendo com sobrecarga na coluna devido ao esforço, além do risco de queda do paciente e o desconforto, pois, a transferência é feita segurando na vestimenta do paciente.

Há alguns anos atrás os poucos recursos para auxiliar nas transferências se resumiam a produtos importados e de alto custo, no entanto gradualmente produtos nacionais estão sendo desenvolvidos a um custo menor sem perder em qualidade e funcionalidade, facilitando o acesso a essas soluções.

Alguns produtos disponíveis no mercado podem ajudar nessas pequenas tarefas, reduzindo o esforço do paciente e do cuidador, ou no caso de cadeirantes proporcionar-lhes mais independência e praticidade. Alguns exemplos de produtos disponíveis:

Todos os produtos a seguir podem ser adquiridos na loja virtual da OrtoBraz e você pode ver maiores detalhes clicando no link abaixo de cada imagem.


Disco de transferência:


É um disco giratório que auxilia o cuidador na hora de retirar o paciente da cama, hospitalar por exemplo. Também proporciona maior conforto e segurança para o cadeirante que necessitar de ajuda para ser colocado em sua cadeira de rodas.



Cintas de transferências
São utilizadas de várias formas, servindo como apoio e suporte para o paciente e cuidador, proporcionando maior segurança, menor esforço e risco de acidentes. Entre elas:

Cinta Abdominal: Colocada na cintura do paciente para facilitar o auxilio do cuidador na hora de colocá-lo na cadeira de rodas saindo da cama.



Cinta para as pernas: Oferece um ponto de fixação, suporte e ancoragem na região inferior das pernas da pessoa que recebe o auxílio.


Faixa auxiliar: Pode ser usada tanto pelo cuidador, atrás da sua cintura, para que o paciente nele se segure, ou ao contrário, passando na lombar da pessoa que recebe o auxílio, oferecendo maior controle de segurança e controle no tronco.


Alça de apoio ou suporte fixada no teto: Fixada no teto, ajuda muito o cadeirante no momento de transferir-se da cadeira de rodas para cama ou o contrário, proporcionando maior independência e facilidade do movimento.


Escada para cama: É fixada na estrutura da cama pode ser na lateral ou na peseira, utilizada para facilitar o movimento de levantar-se, a pessoa vai puxando-se com os braços.


Barra de apoio para levantar-se:
É um suporte adaptado à cama, não necessita ser parafusado, que oferece um ponto para segurar e puxar-se facilitando a flexão de tronco e exigindo menor esforço na região da coluna, muito útil também para idosos.
Grade para cama de proteção

Com a utilização destes acessórios cadeirantes, idosos ou pessoas acamadas podem ser assistidos de uma maneira muito mais segura, eficaz e rápida, tendo benefícios também para quem cuida dessas pessoas ao diminuir o esforço físico e o risco de lesões por esforço demasiado.



OrtoBraz

www.ortobraz.com.br
Tecnologia do Blogger.