Especial Dia das Mães - Fernanda Sant Ana


Olá! Meu nome é Fernanda Sant Ana Prazeres e sou uma mãe cadeirante! 

Demorei 10 anos depois de casada pra ter um filho. Não que não conseguisse mas porque queria antes terminar a faculdade, viajar e curtir o casamento. Foi muito bom esperar esse tempo. Amadureci bastante e hj sei q isso fez com q me tornasse uma mãe melhor.

Não sou uma cadeirante qualquer. Eu tb não tenho força nos braços. Dependo de alguém pra tudo. Tenho uma fraqueza muscular do pescoço para baixo. Uma doença chamada atrofia muscular espinhal (AME) que acomete todos os músculos do corpo inclusive a respiração. 

Na gravidez correu tudo como esperado (enjoos etc rs). Trabalhei até o sexto mês, depois ficou mais difícil. Ficar tanto tempo sentada me deixava muito inchada. 

O Miguel nasceu em 27/01/2015. Saudável e lindo. Foi a melhor experiência da minha vida mas tb a mais difícil. Foi complicado pegar ele no colo. Estava muito fraca. Eu não tinha força pra dar de mamar. Ele não pegava o peito. Foi complicado. Mas eu não desisti. Meu marido segurava um braço, minha mãe o outro e com muita luta deu certo. Depois dei o peito deitada. Facilitou bastante. 

Com o tempo tudo foi se ajeitando. Ele engatinhava em volta da minha cadeira.Uso uma motorizada e uma vez cheguei a prender a perninha dele com a roda. Morri de dó. Faz parte. Coisas de mãe cadeirante. 

Hoje o Miguel tem 1 ano e meio. Ele ajuda a empurrar a cadeira de rodas, pega meu chinelo pra ajudar, quer pilotar a cadeira...brincamos e nos divertimos do nosso jeito...ele já sabe que não consigo pegar ele do chão para o colo então ele não pede. É muito esperto. Está sendo um desafio educar pq eu não posso correr, pegar, dar uma palmada se necessário rs...tem q ser no olhar mas aos poucos tô chegando lá...

É muito difícil ser mãe, principalmente uma mãe cadeirante. Muitos desafios, muitas dificuldades. Mas é tão gratificante ver meu filho correndo, pulando, brincando e saber q ele já entende minha condição e faz de tudo pra me ajudar torna a tarefa mais fácil. 

A mãe cadeirante precisa de muito apoio e eu tive e tenho com a graça divina... minha mãe e meu marido são excelentes, me ajudam muito.

Enfim eu era uma cadeirante feliz. Hoje sou uma mãe cadeirante feliz e plena. Ter meu filho nos braços, sentir o cheirinho dele é maravilhoso!

 Deus foi muito generoso comigo e agradeço muito a ele por isso❤              


Tecnologia do Blogger.