Dica de leitura
Enquanto os dentes - Dica de leitura
Tem coisas na vida que achamos que só acontecem com os outros, como por exemplo: nos tornarmos cadeirantes. É algo tão rápido que de um dia para o outro, ou em segundos, a pessoa passa a ter a cadeira de rodas como sua companheira diária.
Alguns acreditam que são os únicos que passam por isso, mas sabemos que não é verdade, pode acontecer com qualquer um. Assim como mostra o livro "Enquanto os dentes" do autor Carlos Eduardo Pereira.
O romance misturado com ficção conta a história de Antônio, um ex marinheiro de classe média, que depois de 20 anos sem falar com o pai viu a necessidade de voltar para casa mesmo contra sua própria vontade.
Durante o percurso até a casa onde cresceu , além de narrar toda a falta de acessibilidade que enfrenta pelas ruas e à barca, Antônio passa a rememorar situações vividas em sua infância, em sua juventude e também quando sofreu o acidente que transformou completamente sua vida, o deixando na cadeira de rodas. E em cada lembrança, ele vai revelando pouco a pouco sobre sua vida.
Porém, a história não se resume apenas a isso,ela traz momentos de reflexões sobre opressão, intolerância, relacionamento familiar, opção sexual e discriminação... Assuntos que raramente são associados às pessoas com deficiência, mas que são necessários falar.
Depois de receber o livro e de ler em apenas três dias, fiquei impressionada por tantos detalhes narrados e que realmente acontecem em minha vida como cadeirante. Então, decidi pesquisar sobre Carlos, o autor, e descobri que ele também é cadeirante mas que a história contada, não é dele.
Acredito que essa semelhança acabou contribuindo de alguma forma para a leitura ser tão prazerosa e cheia de emoção!
Tenho certeza que você também irá gostar de conhecer o Antônio, pois muitos desafios que o personagem enfrenta, são enfrentados por todos cadeirantes que vivem essa mesma realidade.
Ficou interessado(a) em ler também? Então visite o site da Editora Todavia e adquira já o seu exemplar!
Comente