INCLUSÃO NO MUNDO DA MODA

Por: Bruna Beatris Berghan


A moda inclusiva é destinada para as pessoas com deficiência. O objetivo principal disso é simplificar a ação da pessoa ao se vestir, além do conforto, design e o estilo. A inovação na criação das peças é algo que é levado em conta. 

Vitoria Cuervo é estilista e criou um projeto referente a moda inclusiva, o sucesso foi tão grande que ela foi convidada a participar da TEDx, veja:




Ao se fazer moda inclusiva, deve-se lembrar das modelos com deficiência. Elas são responsáveis por representar no mundo fashion, as pessoas com deficiência. 

Países como Alemanha, Inglaterra e França são avançados na inclusão dessas pessoas na moda. Ao fazer trabalhos como modelo, elas acabam se aceitando mais e transmitindo isso para as outras mulheres.

Isso foi o que aconteceu com a jovem Chiara Bondi, de 17 anos, que vai desfilar na passarela do Miss Itália. Chiara tem uma prótese na perna esquerda, que foi amputada devido um acidente de trânsito em julho de 2013.

Patrícia Mirigliani, organizadora do evento, recebeu um pedido da modelo. Como Mirigliani promove que o concurso aplique a beleza sem fronteiras, ela aceitou ao pedido.

Chiara é matriculada na escola clássica e é barista sazonal em Tarquinia, sua cidade natal. Ela se inscreveu nas seleções do Miss Itália regional. Para ela o concurso oferece a possibilidade de transmitir a sua coragem, compartilhando sua experiência e mostrando que sua deficiência não implica em ela praticar esportes, sua vida social e participar de concursos de beleza.

Nesse trabalho, a beleza é mostrada no olhar, no sorriso e nas atitudes. Além disso, a cadeira de rodas, órteses, próteses e muletas são acessórios da moda.



Projetos de Chiara:

A jovem também se uniu com Lorenzo Costantini, de 26 anos, que perdeu uma perna em um acidente de trabalho. Os dois realizam encontros com estudantes das escolas de Roma e Viterbo, para contar suas histórias e dividir suas ideias. 

Os dois também se juntaram ao projeto SuperAbile que foi concebido pelo vereador Bassano Romano e Alfredo Boldorini. Ressaltando que no dia 15 de julho, é comemorada na Itália, o Dia do Orgulho das Pessoas com Deficiência.

Foto: Divulgação / Agência ANSA

Tecnologia do Blogger.