Lego irá comercializar peças em braille para alfabetizar deficientes visuais

Ulisses Razaboni, Felipe Luchi e Leandro Pinheiro, criadores do projeto
Educativo, estimulante e, ao mesmo tempo, muito divertido, não é por acaso que o Lego é um dos brinquedos mais populares do mundo, e seu potencial pedagógico é imenso, especialmente para crianças com necessidades especiais. Foi pensando nisso que a equipe de criação de da agência Lew’Lara\TBWA desenvolveu o Braille Bricks, uma simples porém brilhante adaptação das clássicas peças coloridas que transformou cada uma em uma letra do alfabeto braille – um brinquedo perfeito para ensinar crianças com deficiência visual a ler e escrever.



Como as peças originais eram de fato semelhantes ao padrão da linguagem braille, a mudança conceitual era simples: criar peças de Lego que tivesse as bolinhas de encaixe exatamente como as letras do alfabeto para cegos.

Da ideia à realização passou-se um ano, e o projeto originalmente foi disponibilizado no Creative Commons.



Passado um tempo, no entanto, com o grande sucesso e a utilização em diversas escolas, a Lego finalmente abraçou o Braille Bricks, que agora será comercializado em escala global.

Aprender a ler e escrever é o mais importante passo para a inserção social e o desenvolvimento de um futuro cheio de potencial também para quem é deficiente visual, por isso o impacto do projeto distribuído pelo mundo será enorme.



A utilização de um brinquedo tão popular, e principalmente tão divertido, para se ensinar algo importante e difícil como o braille pode significar uma verdadeira revolução – e a definição do verdadeiro propósito que pode haver em um desenvolver brinquedos educativos sobre o futuro de quem realmente importa: as crianças.


Tecnologia do Blogger.