Casa acessível para cadeirantes

Nenhum lugar é mais importante que o próprio lar para se sentir à vontade. Adaptações devem ser feitas para proporcionar conforto e segurança para a pessoa em cadeiras de rodas. Muitos dos ajustes também podem ser aplicados para tornar a casa mais acessível para idosos, bem como para quem necessita do apoio de muletas, andadores e bengalas.

- A altura indicada para colocar objetos que permaneçam ao alcance das mãos como interruptores de luz, botões, interfones é entre 80 cm a 1,20m.

- As tomadas podem estar instaladas entre 60 a 75 cm do chão.

- Desníveis são resolvidos com rampas.

- Atenção ao piso, de preferência não muito polido, os antiderrapantes são mais indicados.

- Para o giro completo do cadeirante em um cômodo ou corredor o diâmetro deve ser de 1,50. Para a rotação em 180º o espaço deve ter 1,50 m de comprimento por 1,20 m de largura e para se mover a 90º o espaço livre de 1,20 X 1,20 m


Portas:
Necessitam de vãos mínimos de 80 cm, mas o ideal é que sejam de 90 cm.
- Maçaneta tipo alavanca é a mais indicada.
- Para o alcance da maçaneta a distância entre a porta e a lateral da parede deve ser de no mínimo 60 cm.
- É indicado que os móveis tenham cantos arredondados para evitar batidas.
- Observe se os tapetes não são muito elevados e se permitem o rolamento da cadeira.

Banheiro
- Ao menos na área de banho é essencial que o piso seja antiderrapante para evitar escorregões.
- Na área de banho, a posição indicada das barras para transferências é de 76 cm em relação ao piso. Elas devem ter 80 cm de comprimento.
- Manter um banquinho no banheiro ajuda na hora de ensaboar-se. Se preferir fixá-lo à parede, o ideal é que esteja à altura de 46 cm.
- A porta do box, como todas as outras da casa deve ter no mínimo 80 cm de largura para a passagem.
- Uma pia suspensa favorece o encaixe da cadeira sob ela. O ideal é que esteja a uma altura de 80 cm do piso. Com altura livre abaixo dela de 70 cm.
- Espelhos fixados com a inclinação de 10 graus para a frente fazem com que a pessoa, mesmo sentada, se enxergue por inteiro.
- O adaptador para o sanitário tem altura de 9 cm. Se for construir, consulte a possibilidade de em vez de usar um adaptador, construir um desnível em que o vaso seja instalado mais alto.
- É necessária a reserva de uma área de transferência, lateral ou frontal ao vaso com 80 cm de largura por 1,10 m de comprimento.
- Barras para apoio e transferência devem ser instaladas em uma lateral e atrás do vaso. Nos casos em que só há espaço para a transferência frontal, as barras devem estar em ambos os lados.
- O tamanho ideal para banheiros sem chuveiro é de 1,50 X 1,70 m.

Cozinha
- O alcance máximo padrão para quem está sentado é de 1,35 m. É importante observar esta altura para instalação de armários. E ter o cuidado de as maçanetas estarem na parte de baixo das portas.
- A pia deve ser instalada em uma altura entre 0,80 a 1,20 do chão, com espaço para encaixar a cadeira embaixo.
- A altura da mesa entre 75 e 90 cm do chão.

Quarto
- A altura ideal para cama é a mesma da cadeira de rodas.
- As fechaduras das janelas devem obedecer à altura máxima de alcance que é de 1,35 m. É importante que tenham o parapeito mais abaixo.
- O espaço para encaixe da cadeira em escrivaninhas é entre 95 cm e 1,15 m (o mesmo do comprimento da cadeira).



Fonte: ABNT NBR 9050 - Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos.
Tecnologia do Blogger.