SUPER PROTEÇÃO: Faça o teste e descubra se é "Super Protegido" ou "Super Protetor"



Hoje me atrevi em falar sobre um assunto bem delicado: SUPER PROTEÇÃO!


É delicado por que muitos pais, familiares e auxiliadores enxergam a super proteção como uma coisa boa, uma forma de demonstrar carinho, preocupação e atenção ao cadeirante. Porém, todos estes sentimentos juntos resultam em uma proteção tão grande que acaba virando uma "prisão" para o cadeirante.


Por isso, criei este "teste" para  você identificar se é um(a) super protetor(a) ou se é um "super protegido". Fique claro que este teste não é algo científico nem nada parecido, é apenas uma "brincadeira" que fala sobre um assunto bem sério!


Pegue um papel, caneta e anote ai quantos postos você fará. No final, veja o resultado... Vamos lá?!



1- "Você não precisa ir ao banheiro? 

Tem certeza que não está com fome?"


Se você já falou, ou já escutou essas frases: ganhou 2 pontos!


Você acabou de sair do banheiro e recém comeu um prato cheio de comida, mas mesmo assim, a cada meia hora te perguntam "Você não precisa ir ao banheiro? Tem certeza que não está com fome?"

E não adianta você falar "quando eu quiser, eu peço" eles continuam te perguntando. Até que você acaba indo ao banheiro ou comendo algo, só para eles pararem... Mas nada disso adianta, depois de meia hora eles começam de novo!


O que fazer? Bom, comigo também acontecia muito isso. Minha mãe vivia perguntando, na frente de todos, se eu queria ir ao banheiro, é claro que eu "morria de vergonha" pois me sentia uma criança. Até que falei para ela que eu não gostava disso, e mesmo sem ela perceber ela acabava perguntando novamente. Então, comecei a fazer o seguinte: quando ela me perguntava, eu não a respondia e apenas a olhava com um pequeno sorriso irônico (aquele sorrisinho falso, mas nada ofensivo) e assim aos poucos ela foi aprendendo.


2- "Você não vai sozinha(o), é perigoso!"


Se você já falou, ou escutou essa frase: você ganhou 4 pontos!



Ouvir essa frase é muito ruim, pois nós mesmos já sentimos medos de sair sozinhos e quando ouvimos isso, ficamos mil vezes mais ansiosos, medrosos e muitas vezes até desistimos de sair.

Se você já falou essa frase, tome cuidado pois a sua insegurança acaba sendo transmitida ao outro. Certamente quando você começou a sair na rua sozinho(a), seus pais também tinham medo mas sabiam que era o melhor pra você, faça o mesmo com o seu "protegido(a)".


E se você já escutou essa frase, saiba que não adianta viver com medo do perigo, a vida acontece na rua e você nunca vai se sentir 100% preparado para sair sozinho, apenas: respire fundo, pense positivo, COLOQUE O CINTO e vai...




3- "Eu vou junto com você no médico"


Se você já falou, ou escutou essa frase: você ganhou 3 pontos!


Uma das coisas que irrita a maioria dos cadeirantes é quando alguém fala com o seu(sua) acompanhante ao invés de falar com ele(a) mesmo(a) e muitas pessoas fazem isso, inclusive os médicos. 

Porém, você já parou para pensar o porquê de sempre ir alguém com o cadeirante numa consulta médica? Se o cadeirante tem dificuldade para se comunicar, tudo bem! Mas se o cadeirante se comunica facilmente, por que é necessário ir a mãe, ou pai, ou tia, ou prima, ou qualquer outra pessoa junto? Isso aumenta a possibilidade do médico se dirigir ao acompanhante e não ao cadeirante!

 Se você é o cadeirante, comece a avisar que vai entrar no consultório sozinho(a), assim o médico não terá outra pessoa para fazer perguntas e você poderá fazer perguntas que não teria oportunidade de fazer por sentir vergonha caso alguém estivesse lhe acompanhando. 


Se você é o(a) acompanhante, que tal deixar o cadeirante conversar sozinho(a) com o médico e assim respeitar a privacidade dele(a)? Você não imagina o quando isso é importe! 

4- "Você precisa tomar cuidado porque você é muito frágil"



Se você já falou, ou escutou essa frase: você ganhou 4 pontos!

Uma coisa é fato: todo mundo sabe até onde pode ir e o que consegue fazer... com os cadeirantes isso não é diferente! 

Aquelas pessoas que são super protetoras acham que os cadeirantes "não sabem o que fazem" e acabam querendo protege-los tanto, que ditam o que eles podem ou não podem fazer, desencorajando-os e às vezes até impedindo-os de viver experiências novas. 


Se você pensa dessa forma... Cuidado! Você deu mais um passo para ser um(a) "super protetor(a)" convicto(a). Porém, se você for o cadeirante, não deixa de arriscar e conhecer seus próprios limites, só não esqueça de fazer qualquer coisa com muito cuidado!  


5- "Acho melhor você não sair hoje, está chovendo muito.... está muito calor"


Se você já falou, ou escutou essa frase: você ganhou 3 pontos!

Semana passada uma amiga reclamou que a mãe dela tinha dito para ela não ir na aula porque estava muito frio. Ela fez o que a mãe disse, acabou não indo e perdeu uma festa surpresa que a escola ofereceu aos alunos... Ou seja, muitas mães realmente fazem isso só para tê-los pertinho delas. Mas a história da minha amiga prova que isso não é bom, enquanto ficamos em casa se escondendo da chuva, ou do frio, ou do calor... as oportunidades vão embora!

Eu mesma já deixei de sair muitas vezes por conta dos meus familiares dizerem que era pra eu ficar em casa, toda vez que falava em sair eles me desmotivavam e eu ficava... Só que isso foi se agravando, comecei a me acostumar ficar só em casa e quando eu realmente precisava sair, me sentia mal, não queria ir e desistia. 


Se seus protetores sempre te falam que é melhor ficar em casa, tome cuidado pois além de desperdiçar várias chances de dar risada e ver coisas diferentes, depois que você começa a se acostumar a ficar em casa, para mudar isso é preciso muita força de vontade e ajuda de profissionais (psicólogos).


Mas se você é o super protetor(a) e fala isso sem se dar conta, agora você já sabe o quanto isso faz mal ao seu(sua) protegido(a).



6- "Você não pode ficar sozinho em casa. 
E se acontecer alguma coisa?"



Se você já falou, ou escutou essa frase: você ganhou 5 pontos!


Até pouco tempo o meu  pai falava isso pra mim, chegava a perguntar "como tu vai fugir se pegar fogo na casa?...e se entrar ladrão?...e se der temporal?".... ele falava tanta desgraça que no final das contas eu ficava tão apavorada que já não queria ficar mais sozinha. 

Até que depois de anos, já adulta, fiz ele me deixar sozinha e adivinha?! Não incendiei a casa, não entrou ladrão... Deu temporal! Mas eu tava dentro de casa e nem me molhei!!


Os super protetores criam tanta neura que não pensam que é bom para o cadeirante ter um tempo só dele, sem ninguém perto, dá uma sensação de independência muito boa e ao mesmo tempo o(a) "protetor(a)" também pode sair e fazer suas coisas.



7- "Ele(a) não consegue, deixa que eu faço!"


Se você já falou, ou escutou essa frase: você ganhou 3 pontos!

É bem comum que os familiares ou auxiliadores se oferecem para fazer algo no lugar do cadeirante por achar que ele(a) não consegue ou simplesmente para fazer algo mais rápido que ele. 

Já cansei de estar me preparando pra subir algum degrau e vir alguém do nada tentar me ajudar, ou quando alguém me pede para fazer algo e vem uma terceira pessoa se oferecer para fazer no meu lugar alegando que eu não consigo... Coisa irritante!

O pior é que desde pequena lembro que minha mãe cortando minha carne, até que um dia pensei "mas será que eu realmente não consigo?", então pedi pra tentar e para minha surpresa eu conseguia sim, desde então passei a cortar a carne sozinha e às vezes minha mãe ainda diz "deixa que eu corto pra ti" mas eu não deixo.

O segredo para que parem de falar esta frase e todas as outras acima, é o diálogo! Nada mais eficiente do que uma boa conversa, tranquila e sem brigas, para que você explique como se sente com tudo isso. Alguns podem até dizer que você está exagerando, que não tem nada demais em ser super protegido, mas só quem passa sabe o quando isso nos afeta.

Caso você já tenha conversado e mesmo assim não tenha adiantado, chame seus pais, familiares, amigos, todos... para fazer este teste também, só assim se darão conta de que proteção por excesso não é legal! 


RESULTADOS:

De O a 7 pontos...
PROTETOR(A) - Se você fez de O a 7 pontos, fique tranquilo pois você sabe se controlar e não está passando sua insegurança ao "protegido(a)"... Continue assim!

PROTEGIDO(A) - Se você fez de O a 7 pontos, aproveita a confiança que seus protetores têm por você e aproveite para viver ao máximo novas experiências!

8 pontos, ou mais...
PROTETOR(A)- Se você é o(a) "protetor(a)" e pontuou 8 pontos ou mais, você sente muita carinho pelo protegido e pensa que ele não está preparada para enfrentar esse mundo "sem acessibilidade". Mas chegou o momento de você transformar esse cuidado em apoio, e apoiá-lo para enfrentar cada obstáculo e lutar pelos seus direitos.

PROTEGIDO(A)- Se você é o(a) "protegido(a)" e pontuou menos de 8 pontos, aproveite que seus protetores não são tão controladores e vá tentando aos poucos fazer com que eles deixem de te proteger totalmente. Para isso é necessário que você prove à eles o quanto é responsável e sabe sobre seus limites. 


9 pontos, ou mais...

PROTETOR(A)- Se você for o(a) "protetor(a)", pontuou 9 ou mais pontos e se leu este post até o final... já é um sinal positivo pois mostra que você aceita refletir sobre o assunto e demonstra que quer o melhor ao seu protegido(a). Sabemos que você só quer o bem dele(a), mas que tal conversar francamente com ele(a) e juntos testar novas experiências antes de dizer que "não dá"? Pode ter certeza que seu protegido(a) poderá falhar algumas vezes, mas suas conquistas serão muito mais grandiosas se tiver o seu apoio!

PROTEGIDA - Se você é o(a) protegido(a) e pontuou 9 ou mais pontos, mostra que seus protetores sentem tanto carinho por você que não querem lhe ver sofrer, por isso fazem da super proteção a maneira de evitar que você se machuque... Mas, isso em excesso não é bom! É preciso que vocês conversem e diga como se sente em relação a isso. Se mesmo assim você acha que não vai resolver, procure por profissionais de psicologia para te apoiarem nessa missão. 


Imagem: Google
Tecnologia do Blogger.