Pilates!

Você já ouviu falar em Pilates? Eu comecei a ouvir sobre ele faz pouco tempo, assisti em alguns programas falando sobre os exercícios também, mas confesso que quando vi me apavorei e achei que era coisa de gente doida! Nunca me passou pela cabeça que alguém como eu -possuindo algumas limitações- podesse fazer Pilates...
Estava muuuito enganada! Há alguns meses meu irmão começou a praticar e voltava pra casa todo impolgado, tirou até fotos pra me mostrar como era legal tentando me convencer de que eu precisava fazer també... Ele estava certo, faz um mês que estou fazendo alguns exercícios juntamente com a fisioterapia e já notei a grande diferença e melhorias que ele me trouxe.
Pilates promove o fortalecimento muscular uniforme, especialmente dos músculos axiais -abdome, quadril e coluna-.Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse.
O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Todos os exercícios são feitos juntamente com uma respiração controlada que permite maior concentração. São usados bolas, aparelhos sustentados por elasticos e as vezes só elasticos para diminuir ou anular o impacto para não gerar nenhuma lesões.

É dificil em palavras passar pra você a dimensão dos beneficios dos execícios, mas garanto, não vai ser todos os exercícíos que um cadeirante vai poder fazer, mas pelo menos alguns sei que é possível e que vai fazer grande diferença.
É importante sempre ter um profissional por perto para te auxiliar dando dicas e explicando como fazer passo a passo cada atividade.
Mas para você ter uma ideia dos exercícios que são feitos, veja algumas fotos aqui:










Eu faço Pilates com minha fisioterapeuta, que inventa todo dia uma coisa nova pra eu fazer, que acaba não deixando a seção ser monotona.
Indico você também procurar uma profissional e conversar com ela(ele) para saber se para você seria uma boa também...
Um grande beijo para todos...
Carol
Fonte: O QUE É PILATES? – Saúde - Jornal Carreira e Sucesso
http://cyberdiet.terra.com.br/pilates-3-1-2-76.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pilates
Tecnologia do Blogger.