Curiosidades
História da cadeira de rodas
A deficiência física começou a surgir junto com o surgimento da espécie humana, então a muitos e muitos anos já existe a necessidade de transportar uma pessoa deficiente (não gosto dessa palavra, mas é o que tem).
A primeira ilustração encontrada por pesquisadores, de uma cadeira de rodas, foi feita em IV a.C. onde retratava muito claramente o deus grego da metalurgia Hefesto (Hephaistos). Acredita se que o deus grego caminhava, porém utilizava esta cadeira de rodas como um meio de trasporte como uma bicicleta hoje em dia.
Outra ilustração curiosa e muito antiga(feita mais ou menos a mesma na época da ilustração de Hefesto), foi encontrada em um vaso grego onde mostra a "inclusão" social entre os deuses principais da mitologia grega, muitos séculos antes de Cristo.
Nas pinturas da Idade Média também se faz presente as cadeiras de rodas daquele tempo, eram feitos carrinho de mão e trenós para acomodar e transportar melhor uma pessoa, como podemos conferir no Quadro "A Fonte do Rejuvenescimento" de Lucas Cranah.
Pulando um pouco (bastante) do tempo, chegamos em 1933 onde foi criada uma cadeira de rodas que para aquela época era definitivamente a mais moderna. Ela foi encomendada com o objetivo de poder ser levada dentro de um automóvel, assim surgindo a primeira cadeira de rodas dobrável, feita pelo engenheiro H.C. Jennings.
Hoje em dia, já está disponível muitos modelos diferenciados, para cada necessidade de cada pessoa. São cadeiras manuais simples, motorizadas, inclináveis, de corrida, de jogar bascket, de subir escadas, de ficar em pé e agora cientistas e pesquisadores já estão criando uma cadeira de rodas movida pela energia cerebral captada por sensores...
É meu amigo(a) daqui a pouco vão criar uma cadeira de rodas que voa, ou quem sabe uma que pula, gira, dança! Quando tiver no mercado a que dança, vou "correndo" comprar hahaha...
Beijoooo para todos
Comente