Porto Alegre-RS



Os gaúchos possuem a fama de ser um povo apaixonado pelo seu estado, e eu que sou gaúcha não podia ser diferente! Hoje na dica do passeio vim falar sobre o Mercado Público Central de Porto Alegre.
Esse "tur" foi ideia do meu pai, não sei por que milagre ele quis ir lá mas eu que não sou boba nem nada aproveitei e fui também, até por que adoro patrimônios culturais a arquitetura me encanta, e em Porto Alegre vi muitos prédios lindos e claro que o Mercado Público se destacou.
Chegando lá tivemos que deixar o carro em um estacionamento meio distante do Mercado, mas por incrível que pareça andei pelas calçadas tranquilamente pois estavam em boas condições -ñ digo ótimas pq sempre tem uns buraquinhos-, atravessei ruas facilmente por que em todas as esquinas -que eu lembre- e onde possuia faixa de segurança tinha uma rampinha querida muito bem feitas.
Na entrada do Mercado Público adivinhe com o que eu me deparei? Com mais uma rampinha linda -Ah que você achou que era uma escada, mas ñ era-, Entrei normalmente sobre um piso todo desenhado creio eu que é bem antiguinho, e lá no parte central possuí aquelas pedras de calçadas largas bem colocadas sem nenhum incômodo para nós cadeirantes.
"Andei" por lá, olhei as diversas lojinhas e por incrível que pareça não comprei nada mas é por que estava lá com a intenção de passear pra depois contar tudo pra vocês. Encontrei até umas amiguinhas por lá, veja as fotos:





O Mercado possuí também um 2º andar, e eu que sou curiosa logo quis subir, mas como? Meu pai foi perguntou pro guarda e nos informaram que tinha por lá elevadores -uhul- mais do que de pressa achamos um por lá e embarcamos para subida, lá em cima a vista é bem legal deu pra ver mais ainda a arquitetura que o prédio possui. Veja algumas fotos:





(foto tirada da sacada do prédio)


Agora algumas curiosidades do Mercado:
-Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o Mercado Público foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade.
- cerca de 150 mil pessoas circulam todos os dias pelo local e, que, na semana da Feira do Peixe e na semana que antecede o Natal, passa de 250 mil pessoas
-No Mercado Público são utilizadas 380 lâmpadas para sua iluminação, fora a iluminação de cada loja ou banca
-Acontece no Mercado o projeto Vozes do Mercado, uma teatralização na visita guiada por atores às bancas e caminhos do Mercado Público? O espetáculo é gratuito com duração de 50 minutos
-O Mercado Público passou por incontáveis mutações arquitetônicas e sobreviveu a diversas enchentes, incêndios e ameaças de demolição

Com muita satisfação fui embora, adorei ver que têm pessoas que pensam em nós cadeirantes. Indico a todos cadeirantes que quiserem passear por Porto Alegra passarem no Mercado Público, pois lá a gente se sente igual aos outros, sem barreiras, sem escadas, sem constrangimentos.

Beijão a todos, um ótimo Domingo.
Carol e Ana.

Tecnologia do Blogger.