Vestido de Noiva inclusivo!!!



O projeto visa desenvolver um vestido de noivas inclusivo com base no design universal e tendo como metodologia a tecnologia assistiva, confeccionando uma peça ergonômica que possa ser vestida e despida com facilidade por pessoas com deficiência motora ou não. Desenvolver um vestido de noivas a nível universal é o desafio maior, pois tornar um produto acessível a toda população, ainda hoje é visto com preconceito, pois quando fabricados não possuem nenhuma preocupação com design, desviando o foco do produto que era ser inclusivo para exclusivo de portadores de deficiência, excluindo o indivíduo da sociedade. Nossa intenção é promover a inclusão que aliada a fatores como a ergonomia, a estética, o conforto, a acessibilidade e sustentabilidade nos auxiliam a conseguirmos um mundo melhor.

Há muito tempo observo a dificuldade de pessoas com deficiência motora em encontrar roupas adequadas que sejam confortáveis e que não necessitem de ajustes. Tendo isso em mente, optei pela inclusão como tema deste projeto, unindo o útil ao agradável, por gostar da área de moda e ao mesmo tempo tentar contribuir um pouquinho com o bem estar do próximo.

O projeto possui um grupo na rede social facebook que conta atualmente com mais de 200 participantes, sendo 90% deficientes físicos que auxiliam no desenvolvimento de cada etapa, dizendo o que funciona e o que poderá ficar melhor na peça, contribuindo para que o resultado final seja o melhor possível.
Participe do grupo que está disponível em: http://www.facebook.com/groups/134069866706198/

Com o apoio do centro de reabilitação SORRI de Bauru, nesta última semana, encontramos a nossa modelo, que usará o vestido no mês de agosto, que é quando está programado para o projeto ser apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso do Instituto de Ensino Superior de Bauru, onde me formo designer este ano.

Contamos com o patrocínio de uma das melhores lojas no segmento de noivas de Bauru, a Lauviah, que se dispos a patrocinar este projeto, num ato de responsabilidade social e preocupação com a inclusão! Conheça o trabalho da Lauviah: http://www.facebook.com/lauviah.noivas


Veja alguns desenhos de Drika Valério do projeto "VESTIDO DE NOIVA INCLUSIVO":










O projeto tem previsão de conclusão em agosto de 2012 e já conta com o apoio de milhares de pessoas interessadas no tema inclusão.
Vamos que vamos, inclusão já! 

Blog de Drika Valério:
http://ddddesignizando.blogspot.com.br/
Tecnologia do Blogger.