Infraero apresenta novo sistema de embarque com acessibilidade no RS

Mamuth foi apresentado nesta sexta-feira (8) no Festuris, em Gramado (Foto: Felipe Truda/G1)



Um sistema que promete melhorar o conforto e a acessibilidade dos passageiros nos aeroportos brasileiros foi apresentado pela Infraero nesta sexta-feira (8) no Festival de Turismo de Gramado (Festuris), evento realizado até domingo (10) na Serra do Rio Grande do Sul.

Segundo o presidente da Infraero, Antonio Gustavo do Vale, o Mamuth (módulo remoto para embarque acessível) e os outros módulos que compõem a estrutura denominada “elo” devem ser instalados até o final do ano no Aeroporto de Palmas e a partir de 2014 em outros terminais do país.
“Vamos decidir quais serão os próximos aeroportos no início de janeiro.
Presidente da Infraero, Antonio Gustavo do Vale, posa ao lado da maquete do Aeroporto de Palmas (Foto: Felipe Truda/G1)Nossas prioridades são o terminal 2 do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Foz do Iguaçu e João Pessoa”, disse ao G1 Antonio do Vale.

O sistema foi desenvolvido em parceria entre a Infraero e a empresa Ortobras, com sede no município de Barão, no interior do Rio Grande do Sul. A empresa venceu a licitação para instalar o sistema em pelo menos 20 dos 64 aeroportos brasileiros.

“Já tínhamos esta preocupação e descobrimos que a Ortobras tinha um projeto de acoplar equipamentos de aviões no solo. Existe uma solução com uma ideia semelhante em Bogotá. Fomos conhecer e então desenvolvemos toda a parte técnica, de conforto e acessibilidade”, acrescentou o presidente da Infraero.

O Mamuth é o equipamento em que o passageiro embarca no avião e desembarca. A tecnologia é adequada a aviões da classe C, nos quais a porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros a 3,5 metros do solo. Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de suportar até 225 quilos.

Para chegar ao equipamento, o passageiro passará por um túnel constituído por módulos, totalmente climatizado, atravessando o pátio do aeroporto. Se um veículo precisar passar pela área onde ficam os módulos, eles podem ser movidos para dar acesso. O elo pode ser feito tanto com o terminal quanto com ônibus.

Além da acessibilidade, o elo entre o Mamuth e os módulos evita que os passageiros enfrentem chuva ao se dirigirem às aeronaves em dias de mau tempo, destaca o presidente da Infraero.

“As pessoas tinham dificuldades para acessar o avião. E para quem tem alguma dificuldade de locomoção é um desastre. Muitas vezes as pessoas têm que ir carregadas no colo, o que causa uma situação desconfortável e muitas vezes perigosa”, exemplificou Antonio do Vale.

Responsável pela implantação do sistema, o superintendente de gestão operacional da Infraero, Marçal Goulart, explicou que projeto foi elaborado com o objetivo de ampliar a acessibilidade e dar conforto aos passageiros.

“A prioridade sempre foi o avião, então puxamos o avião para frente, e o conector passa a ser a prioridade do sistema, com iluminação adequada, ar-condicionado e proteção para dar segurança”, disse Goulart.

A novidade já está em fase de instalação no Aeroporto de Palmas, capital do Tocantins. A previsão é que comece a funcionar entre o final deste mês e o início de dezembro. Depois, o sistema começará a ser instalado nos principais aeroportos do país, responsáveis por 88% da movimentação nos aeroportos brasileiros.

Maquete do Aeroporto de Palmas, onde o Mamuth está em fase de testes (Foto: Felipe Truda/G1)

G1
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