Fisioterapia respiratória

No inverno é muito comum e fácil pegar uma gripe. As vias nasais ficam congestionadas, o corpo fica dolorido, em alguns casos dá até febre e o pulmão se enche de secreções (catarro). Para os cadeirantes isso  acaba se tornando um pesadelo, pois muitos não tem forças suficiente para tossir e colocar para fora.

Quando isso acontece, o melhor a fazer é procurar imediatamente um médico para que ele receite algumas nebulizações, antibióticos e expectorantes, que fazem com que o catarro seja expelido com maior facilidade. Mas também existem técnicas que ajudam a fortalecer e até mesmo prevenir que isso aconteça.

As fisioterapias respiratórias são muito importantes e recomendadas serem feitas sempre, pois além de ajudar a secreção sair quando se está gripado, ela também fortalece os músculos ventilatórios que compõem seu sistema respiratório.

E o interessante é que pode ser feita em casa mesmo, existem muitos exercícios fáceis e que fazem grande diferença. Veja e aprenda alguns deles:



Respira, inspira...
Esse procedimento deve ser feito lentamente, com bastante calma e com seu corpo bem relaxado. É recomendável estar sentado.
Respirar fundo para encher os pulmões e soltar o ar até não ter mais. 
Respire.....e inspire.... Faça isso 5 vezes e depois descanse e volte a fazer novamente até ficar cansado. 
Tenha alguém consigo, monitorando sua respiração, se possível. Pois, em algumas vezes você pode ganhar tontura e até mesmo desmaiar, e se isso acontecer, não se preocupe por que é comum. 
Fazendo este exercício sempre, todos os dias ou no mínimo 3 vezes na semana, já terá algum efeito.


Balão
Encher um balão de festa pode parecer "bobo", mas fazer isso exigi muita força pulmonar. A fisioterapia feita com ele é simples, respire fundo enchendo seus pulmão de ar, depois assopre e vá enchendo o balão com calma até todo o ar estar no balão. Repita isso cinco vezes e depois descanse por 1 minuto e volte a fazer até encher o balão por completo.
Algumas pessoas não irão conseguir encher de primeira, o que é natural. Nestes casos, é bom que outra pessoa encha o balão e murche o mesmo, pois assim facilita a encher novamente. Mas é indicado que você vá tentando fazer isso, sempre com um balão novo. 
Esse exercício pode ser feito sempre, de 2 ou 3 vezes na semana, que já trará benefícios para sua respiração mesmo você não percebendo. 



Garrafinha
Pegue uma garrafinha pet pequena e encha de água, consiga algum canudo não tão fino e mergulhe até o fundo da garrafa. Feito isso, respire fundo enchendo os pulmões e assopre lentamente o canudo, fazendo sair bolhas dentro da água. Execute este processo até você cansar.
O objetivo da água na garrafinha, é "dificultar" a saída do ar, sendo necessário que você assopre com um pouco mais de força, trabalhando mais seus músculos respiratórios. E ao mesmo tempo que as bolhas de ar saem, ocorre uma vibração por isso, vibrando também o pulmão e mobilizando também as secreções.
Assim como os outros, esta técnica também pode ser feita sempre, todos os dias ou no mínimo 3 vezes na semana.


Tapotagem
A tapotagem é o nome dado para técnica indicada principalmente para pessoas gripadas com catarro nas vias respiratórias ou nos pulmões. Muitas vezes as secreções se fixam e para ajudar que elas "desgrudem" é válido fazer este exercício.
É uma técnica que exige maior cuidado, porém é o que funciona mais rapidamente.  
Se deite de bruços, ou de lado. Peça para uma pessoa fechar as mãos formando um formato de concha e com o punho frouxo, bater nas costas onde fica os pulmões.
Vale salientar de que este exercício deve ser executado corretamente e o mais indicado seria pedir para um fisioterapeuta executá-lo. Porém, caso não tenha condições, dedique-se a aprender direitinho. Assista um vídeo e veja como fazer, clique AQUI.

São exercícios simples e muito importantes, mas o mais importante ainda é você procurar um médico e um fisioterapeuta para pedir orientações sobre estes assuntos. Não fique parado e cuide de sua saúde sempre.

 Se alguém tiver algumas dúvida, envie para cantinhodoscadeirantes@hotmail.com

Tecnologia do Blogger.