Fotos e frases
Minha vida pão com manteiga
Por Jony da Costa
Naim
reporterinclusao@hotmail.com
Hoje, com 38 anos, percebi que deveria ter feito muita coisa diferente, me posicionado com firmeza diante dos desafios que a vida me trouxe e também dos questionamentos que me fizeram e eu não soube responder.Talvez, se tivesse respondido como realmente queria, estes questionamentos pudessem encontrar outros caminhos para eu superar minhas dificuldades...Talvez não seja tarde.O que vocês acham?
Esta história me leva a pensar sobre a política de inclusão que vivemos; hoje ouvimos falar a todo o momento que a inclusão de todos com todos de maneira plena é necessária, porém, vemos também que as condições que são dadas ás pessoas com deficiência ainda não são favoráveis à acessibilidade, não chega a todos de maneira igual, a educação quer incluir a todos, porém não inclui nem os alunos chamados de “normais”, enfim, são muitos os aspectos.
Só há uma maneira de chegarmos a esta sonhada inclusão: investir de verdade em tudo que é necessário para que ela aconteça, dar educação a todos de maneira igual, trazer a acessibilidade a todos. O Brasil deve investir em plano de careira para as pessoas com deficiência, e não só obrigar as empresas a contratarem, mas fazer com que as instituições e centros de reabilitação preparem a pessoa para conviver na sociedade, e não a escondam “dentro de seus muros”. Cabe a você pessoa com deficiência, dizer a todos que quer ter uma vida plena com seus deveres e direitos,questione, busque caminhos, deixe sua vida saborosa...Acabe com o “pão com manteiga”.
Comente