Minha vida pão com manteiga

Por Jony da Costa Naim
reporterinclusao@hotmail.com



Bernardo- um novo dia começa às 10 horas da manhã de 3 de Fevereiro de 2018. Eu, como sempre, estou aqui tomando meu café, depois vou ler, ouvir música e ver TV; esta é a minha vida, simples e pouco saborosa como este pão com manteiga que estou comendo. A vida que levo parece não ter recheio, e é claro que em grande parte disso a culpa é minha, pois deveria ter imposto as minhas vontades para as outras pessoas, embora minhas condições físicas não sejam muito a favor ás vezes.

Hoje, com 38 anos, percebi que deveria ter feito muita coisa diferente, me posicionado com firmeza diante dos desafios que a vida me trouxe e também dos questionamentos que me fizeram e eu não soube responder.Talvez, se tivesse respondido como realmente queria, estes questionamentos pudessem encontrar outros caminhos para eu superar minhas dificuldades...Talvez não seja tarde.O que vocês acham?


Esta história me leva a pensar sobre a política de inclusão que vivemos; hoje ouvimos falar a todo o momento que a inclusão de todos com todos de maneira plena é necessária, porém, vemos também que as condições que são dadas ás pessoas com deficiência ainda não são favoráveis à acessibilidade, não chega a todos de maneira igual, a educação quer incluir a todos, porém não inclui nem os alunos chamados de “normais”, enfim, são muitos os aspectos.

Só há uma maneira de chegarmos a esta sonhada inclusão: investir de verdade em tudo que é necessário para que ela aconteça, dar educação a todos de maneira igual, trazer a acessibilidade a todos. O Brasil deve investir em plano de careira para as pessoas com deficiência, e não só obrigar as empresas a contratarem, mas fazer com que as instituições e centros de reabilitação preparem a pessoa para conviver na sociedade, e não a escondam “dentro de seus muros”. Cabe a você pessoa com deficiência, dizer a todos que quer ter uma vida plena com seus deveres e direitos,questione, busque caminhos, deixe sua vida saborosa...Acabe com o “pão com manteiga”.
Tecnologia do Blogger.