Primeiro dia de aula de uma criança cadeirante


Lembro que nessa época do ano, eu já começava a me preparar para o retorno das aulas. Ia com minha mãe até a livraria comprar o que tinha na listinha: cadernos, canetas, lápis de cor, borracha, estojo, mochila... Costumava pegar tudo da cor vermelha, que naquela época, era minha cor preferida.

Semanas antes do primeiro dia de aula, eu ficava ansiosa tentando descobrir quem seriam meus novos colegas (na minha escola as turmas eram diferentes todos os anos), e torcia para minhas amigas ficarem comigo na mesma turma.

Quando o tão esperado primeiro dia de aula chegava, eu ia pra escola com minha roupa mais bonita e abraçava contente minhas colegas para matar a saudade. Era uma sensação de alegria por revê-las, e ao mesmo tempo de ansiedade, pelo que me esperava naquele ano que iniciava.

Lembro com saudade daquela época e agradeço a minha mãe que nunca me tratou diferente e com isso, me matriculou e me levou todos os dias para as aulas. 

Só hoje, com 24 anos, consigo imaginar a aflição e medo que meus pais enfrentaram ao me deixar na escola, deixando a "filhinha deles" correr o risco de sofrer preconceito e bulling. Mas em nenhum momento eles me passaram essa insegurança, tanto que eu nem sabia que eu era diferente das demais crianças e nunca me senti diferente junto delas.

Se sofri ou não preconceito, eu realmente não lembro. Eu só sei de alguns probleminhas que tive, porque minha família me contou. 

Sei que muitos pais estão com dúvidas e medos de deixar seus filhos nas escolas. Mas eu como cadeirante e filha, digo: -Deixe seu(a) filho(a) sentir a emoção de escrever na primeira folha do caderno, conhecer o novo colega que chegará no meio do ano, ganhar um elogiou do professor na frente de todos... isso não tem preço!

   Não sinta medo do que pode acontecer, porque simplesmente pode não acontecer nada de mal e ser uma maravilha sua ida para a escola!  Serão novos desafios a enfrentar, momentos de redescoberta que não tem preço! Lembre-se: Criança não tem preconceito;  tratam com muito cuidado e carinho aqueles que por um motivo ou outro vierem a necessitar de um auxílio.
  Tente e vença junto com seu filho(a) mais essa batalha!
Tecnologia do Blogger.