Sol, sombra e cadeira fresca

Escrito por Faty Oliveira 
Finalmente 2015 chegou!

Ok, sei que estamos já na metade do mês de Janeiro, mas ainda assim não posso deixar de desejar a todos um excelente ano com muita paz, amor, dinheiro no bolso e saúde para usufruir cada doce momento que nos espera. Aliás, lidar com esse mega calor de verão sem estar com a saúde em dia?

Pessoal, me diga uma coisa: como estão conseguindo suportar esse período? Sou de Minas e sempre disseram que aqui temos o clima mais equilibrado do país, porém já tem vários dias de temperatura extremamente alta e clima super seco capazes de enlouquecer e derreter até a mais fria criatura da Terra. Logo, fico imaginando como estão os outros lugares do Brasil onde o calor já é de costume e, principalmente, como os cadeirantes lidam com isso.

Confesso que em dias quentes assim, desejo do fundo do meu coração, não ter que ficar sentada o tempo todo. É terrível! Eu preciso colocar as pernas sobre a cadeira para apoiar meu braço e, em alguns momentos, meu corpo. Então, só de ficar alguns minutos encostada posso sentir minha roupa se molhar de suor.
Agora imaginem o quão penoso é para uma pessoa acamada? Ou muito gordinha e cadeirante?

Por isso, resolvi escrever esse texto com algumas dicas que devemos tomar nesse período para não piorar nossos quadros e evitar algumas doenças típicas da estação.

  • Evite sentar em sua cadeira se ela tiver sido exposta ao sol durante muito tempo. Isso pode acontecer, por exemplo, se tiver uma cadeira motorizada e a pessoa na tentativa de montá-la permaneceu muito tempo ao sol. Sentar em lugares muito quentes podem facilitar a criação de feridas na região do bumbum, deixando a pele muito sensível. Caso isso aconteça, peça a pessoa para cobrir o assento com uma toalha.
  • Vista SEMPRE roupas de tecidos leves e claros. Assim conseguirá manter seu corpo mais arejado possível.
  • Beba bastante água!
  • Prefira uma alimentação leve e refrescante. Como ficamos sentados o tempo todo isso pode prejudicar a digestão (já afetada em função do calor excessivo) e causar mal para seu estômago.
  • Tome banhos frios ou simplesmente deixe a temperatura ambiente da água. Em minha casa, costumamos desligar o chuveiro a tarde, pois devido ao sol forte a água sempre fica morna no período de 14 até 17 horas. Se preferir, lave sempre o rosto, nuca, braços e mãos pra se refrescar. Mas sem desperdício, hein?
  • Use filtro solar se sair de casa.
  • E BEBA ÁGUA!!! Ou sucos, se quiser. Desidratação é algo sério e acontece sem perceber.
Além disso, tem as opções de botar aquele biquini/maiô/sunga que está no guarda-roupas e partiu clube/praia/cachoeira/piscina inflável com amigos/familiares/namorados!

Afinal já que não há outro modo de escapar do calor, vamos apreciar esse azul maravilhoso do céu de verão.


E aí, quais são suas dicas? Conta pra gente. :D

Tecnologia do Blogger.