Sentindo na pele as dificuldades de se locomover, francesa cria “Uber” para cadeirantes

Alugar um carro é tarefa fácil, mas quando você é cadeirante e precisa de um veículo adaptado, a história é outra. Além de difíceis de serem encontrados em locadoras comuns, a diária de carros especiais pode custar caro. A francesa Charlotte de Vilmorin sentiu isso na pele quando viajou para a Flórida, nos EUA, e precisou dispor de uma boa quantia para locar um veículo. De volta à França, agora ela quer facilitar a vida dos cadeirantes com um serviço decompartilhamento de carros adaptados.

Tendo como base a economia colaborativa, em que pessoas se conectam por meio de serviços online para emprestar ou alugar seus objetos, o Wheeliz permite que cadeirantes proprietários de carros especiais os disponibilizem para aluguel por hora, dia ou semana. Diferente do Uber, o sistema ainda não conta com motorista, ficando a direção por conta do acompanhante.

“Eu realmente acredito que existe uma oportunidade para a economia e o consumo colaborativos, o que pode tornar a mobilidade mais acessível para os cadeirantes“, afirma Charlotte. Ela menciona ainda o quanto é difícil a locomoção de pessoas que dependem de cadeiras de rodas em grandes centros urbanos: o transporte público raramente é acessível e encontrar um táxi adaptado é como tentar a sorte na loteria. O serviço já dispõe de 120 carros cadastrados e mais de 900 usuários registrados em diversas cidades da França.

E o mundo já ficou um pouquinho menos injusto:





Via: Hypeness

Tecnologia do Blogger.