Dormir com lençol térmico contribui para o bem-estar


Dormir com lençol térmico é um conforto do qual muita gente não abre mão em dias frios. Afinal, quem resiste a uma cama quentinha e aconchegante, sem precisar de toneladas de cobertores?

O que muitos não sabem, no entanto, que essa prática também pode ser aliada para a saúde e o bem-estar.

É isso que vamos tratar neste artigo.



Como funciona o lençol térmico

O lençol térmico é feito de duas camadas de tecido, tendo entre elas um fio de cobre que funciona como uma resistência elétrica encapada.

É essa resistência elétrica, ligada a uma tomada, que dissipa o calor em toda a superfície do lençol e o mantém aquecido.

A temperatura do lençol térmico fica em torno de 39 graus, que são atingidos em cerca de 20 minutos.

Ao contrário do que muitos pensam, o produto fica apenas levemente aquecido e sem riscos de provocar queimaduras.

O lençol deve ser usado como uma capa no colchão, de preferência mantendo-o bem esticado para que o aquecimento seja uniforme.

Há lençóis térmicos para todos os tipos e tamanhos de colchão, tanto para solteiro quanto para casal.

Algumas opções disponíveis no mercado contam até com um timer, para programar o desligamento durante a noite.

Cuidados ao dormir com o lençol térmico

Por se tratar de um produto que é ligado à tomada, sempre é necessário manter alguns cuidados para se ter o melhor aproveitamento do lençol térmico.

Entre os cuidados destacamos:
Não lavar o produto: isso evita danos à resistência;
Evite dobrá-lo: a resistência interna é um fio de cobre. Se esse fio for dobrado, poderá quebrar e não aquecer mais corretamente. Quando for guardar, é melhor enrolá-lo;
Evite consertá-lo: caso não esteja funcionamento perfeitamente, não tente consertar o produto para não comprometer de vez o seu funcionamento. O melhor a fazer é enviar para alguma assistência indicada pelo fabricante;
Alças: é necessário verificar se as alças elásticas estão bem fixadas;
Tamanho: para evitar rugas ou dobras, o lençol deve ser menor que o colchão;
Desligamento: sempre desligar quando não estiver usando;
Protetor: coloque sobre o lençol térmico um protetor de colchão, modelo impermeável, ou similar. Desta forma, o calor espalha-se melhor e aumenta a durabilidade do lenço;
Manutenção do calor: é importante ligar o lençol uns 20 minutos antes de deitar-se e estender uma coberta fina por cima, desta maneira evita-se e perda de calor;
Selo Inmetro: só compre o produto de empresas certificadas pelo Inmetro. Elas obrigatoriamente fabricam o lençol térmico com o fio interno recapado, impedindo qualquer contato do fio de cobre com o tecido.


Como dormir com lençol térmico pode ajudar no bem-estar

Agora que você já sabe como funciona o lençol térmico e os cuidados necessários para a sua utilização, é hora de entender como dormir com o lençol térmico pode ajudar também a trazer bem-estar.

Fora o fato de uma cama quentinha em um dia terrível de inverno ser algo extremamente aprazível, o lençol aquecido ajuda no relaxamento muscular.

Com o corpo mais relaxado, a pessoa tende a dormir melhor.

Além disso, dores nas costas, muitas vezes agravadas no inverno pela contração da musculatura em razão do frio, podem ser amenizadas com o lençol térmico.

É basicamente, o mesmo processo de quando usamos uma bolsa com água quente para aliviar dores.

Da mesma forma, o calor do lençol térmico pode ajudar a aliviar incômodos com tendinites, bursites e outras inflamações semelhantes, bastando deitar-se com a área afetada mais diretamente em contato com o lençol.

Importância da compra em locais especializados

O Selo Inmetro é uma ótima garantia de que o produto tem qualidade, mas o comprador deve ficar atento a outros detalhes para fazer uma compra consciente.

É importantíssimo avaliar o tamanho do lençol em relação à cama, modelos, formas de manutenção, e garantias.

Por isso, sempre vale a orientação de só comprar artigos para saúde e bem-estar em lojas especializadas, cujos vendedores sabem informar corretamente todas os detalhes sobre os produtos.

Compartilhe este artigo com seus amigos que gostam de lençol térmico.


Onde comprar?

Ficou com vontade de ter um lençol térmico também? Então não deixe de conferir as várias opções que a loja OrtoBraz tem pra te oferecer. Aproveite as promoções da loja para se preparar para a chegada do inverno!


Via: Ortobraz
Tecnologia do Blogger.