Inaugurada rampa de acessibilidade da Rota das Cachoeiras, veja as fotos



Anualmente, cerca de 30 mil turistas visitam a Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio Fiorentino Battistella, a conhecida Rota das Cachoeiras de Corupá.


Se em todos esses anos que ela se tornou destino de tantos turistas, acessibilidade era limitada, impedindo o acesso de pessoas com necessidades especiais, idosos e visitantes com mobilidade reduzida, a realidade a partir do último domingo (21) é outra.

Foi neste final de semana que a inauguração da rampa de acessibilidade permitiu que os olhos de Marcelino Alves avistasse, novamente, a Cachoeira do Suspiro. Há 11 anos, Marcelino ficou paraplégico após um acidente durante um mergulho em uma queda d’água do município.

Assim como Marcelino, outras inúmeras pessoas podem, a partir de agora, se deslumbrar com a beleza natural da reserva. A inauguração da rampa teve convidados especiais de Corupá, Criciúma, Joinville e Jaraguá do Sul.

De acordo com Marmonn Nadolny, engenheiro florestal e gerente ambiental da empresa Mobasa Reflorestamento, proprietária da área, a obra de 150 metros começou a ser construída neste ano com compensado naval, corrimãos de pinus tratado e contou com o investimento de R$ 120 mil, valor oriundo de parceria entre a Prefeitura de Corupá, a empresa Mobasa, APERC e o Ministério Público de Santa Catarina, por meio do fundo de bens lesados.

Além da rampa que dá acesso à primeira das 14 cachoeiras da Rota, a obra ainda contemplou melhorias na última queda d’água que agora conta com duas pontes pênseis e um novo deck.

“O objetivo de nossa reserva é, além da preservação ambiental, proporcionar que mais pessoas possam ter contato com a natureza como vai ocorrer agora com a rampa de acessibilidade que vai permitir que pessoas com necessidades especiais possam chegar de forma segura e fácil à primeira cachoeira que também é uma das mais belas da Reserva”, destaca Nadolny.

Para o prefeito João Carlos Gottardi, a inauguração da rampa torna ainda mais acessível um dos pontos turísticos mais visitados de Corupá e região.


“Foi uma alegria ver as pessoas que antes tinham dificuldade de chegar aqui, agora com a abertura da rampa, poderem sentir as gotas de água que vinham da cachoeira e ter esse contato tão direto com a natureza” comenta.

Além da obra inaugurada no último domingo, a expectativa da administração da Reserva é de instalar placas em brailing e uma trilha sensitiva para que os cegos possam ter um contato maior com a Rota das Cachoeiras.
*Com informações da assessoria de imprensa
Via:ocp.news
Tecnologia do Blogger.