Aquecendo os pés

   No dia 21 de Junho, começa a estação mais "odiada" pelos cadeirantes -o inverno-. Porém, o frio já chega um tempo antes.
    É nessa época do ano, que os dias ficam mais nublados e chuvosos, deixando tudo com aparência mais triste; quando saímos para as ruas,  parece que entramos dentro de uma geladeira, de tanto frio que faz.
     O inverno é o inimigo dos cadeirantes, além da dificuldade de nos movimentar devido a tanta roupa, nossas mãos sempre ficam geladas por tocar a cadeira e os pés seeeempre congelados.
Pela falta de circulação e pelo frio que chega nesta estação, os pés se tornam "pedras de gelo", o quê pode prejudicar muito a saúde, acarretando dores de garganta, infecção urinária e até inicio de tromboses.
    É importantíssimo manter os pés sempre quentinhos, mas como podemos fazer isso?
   Tive a ideia de procurar algumas dicas bem simples  para você aquecer seus pés...
    Mesmo que nós cadeirantes não os usamos, devemos sempre cuidar e mante-los limpinhos, cheirosinhos, hidratados e quentinhos, por isso, aí vai algumas dicas:

Escalda-Pés
   O escalda-pés é uma forma simples e rápida de esquentar seus pés, para ser feito é preciso de uma bacia grande e água aquecida em uma temperatura agradável.
    Com os pés dentro da bacia, vá despejando a água aos poucos. Depois que a água alcançar as canelas, utilize  a água para ir molhando até os joelhos.
   É importante alisar as perna até os pés de forma firme, de cima para baixo, para que ative a circulação.
   Esse procedimento é ideal que seja feito aproximadamente por dez minutos. Feito isso, tire um pé de cada vez e seque-o muito bem, não esqueça de secar entre os dedos para evitar as chatas frieiras que adoram aparecer no inverno.
Caso ache meio difícil para fazer o escalda-pés sozinho, peça auxilio para alguém.

Massagem
   A massagem tem como objetivo ativar a circulação e também  relaxar a pessoa massageada.
   Não é necessária ser feita por um profissional, você mesmo pode se auto-massagear ou também pode pedir para alguém fazer isso por você. Para isso, basta seguir alguns passos:
   Sentado(a) em sua própria cadeira de rodas, cruze sua perna para que possa alcançar em seus pés.   Comece com um alongamento, puxando a ponta do pé para baixo por 30 segundo e depois forçando a ponta do pé para cima por 30 segundos também.
   1-Com uma mão sempre apoiando o pé para não cair do colo e com a outra mão segurando na ponta do pé, faça movimentos circulares lentos por 30 segundos.
  2-Pegue um hidratante e passe em suas mãos, comece a deslisa-las desde o joelho até a ponta do pé por uns 45 segundos.
  3-Com movimentos circulares pressione seus dedos da mão na sola do pé, desde o calcanhar até os dedos-20 segundos-.
  4-Depois feche sua mão (como se fosse dar um soco) e pressione-a passando do calcanhar até os dedos -20 segundos-.
   5-Com a mão ainda escorregadia pelo hidratante, pressione as pontas dos dedos, deslizando da canela até o joelho e depois por toda a perna por uns 20 segundos.
  Repita todos esse processo novamente e depois troque de pé, assim você estará ativando sua circulação -que é responsável pela temperatura dos pés- e também se                                  sentirá mais relaxado(a).

Bolsa de água quente
   A bolsa de água é bem prática e eficaz, se usada corretamente.
   Geralmente é encontrada em farmácias e até, em lojas de "1,99". O custo varia entre R$8,00 até R$20,00.
   Já vi algumas feitas de um tecido especial que não vaza água, mas a maioria delas são feitas de borracha.
   Para aquecer seus pézinhos, é preciso esquentar a água até chegar em uma temperatura razoavelmente alta. Depois despeje a água dentro da bolsa, feche-a utilizando a tampinha que vem junto e coloque-a em baixo de seus pés.
   Pela borracha ser grossa, a temperatura da água demora para "atravessar" o material, por isso é necessário que você vá testando a temperatura da bolsa, até chegar ao ponto que você aguentar.
    Outra maneira de fazer o mesmo, é reutilizando uma garrafa pet já usada.
    Por ela ser feita de plástico, não pode colocar água fervendo dentro dela, pois ela pode derreter e até mesmo furar.
   CUIDADO:
 É importante sempre fechar muito bem tanto a bolsa quanto a garrafa, para que elas não vazem, e também sempre verificar se o recipiente não está furado.
  Fique atento: Já houve casos onde os cadeirantes eram paraplégico e não sentiram a água vazando, ocasionando  queimaduras gravíssimas.
   Mas não se assustem, se usada de forma correta, nada disso irá te acontecer.

Pantufas
   Depois que você aqueceu seus pés, a pantufa é uma forte aliada para mante-los por mais tempo quentinhos.
   Além de super confortáveis, você encontra várias opções de modelos para homens e mulheres. Tem pra todos os gostos e bolsos.
   As pantufas são encontradas em lojas de calçados, super-mercados, revistinhas, sites... e outros.
   A novidade do momento, são as pantufas que podem ser conectadas ao cabo USB, que assim que conectadas ativam o aquecimento da pantufa. Ao mesmo tempo que você entra no meu blogue e navegue na internet, seus pés ficaram sempre quentinhos.
   Vejam só que fofura!

 



   Amigos cadeirantes, se conscientizem de que manter os pés e pernas aquecidas é muito importante, mesmo para aqueles que não sentem suas pernas.
   Tire um tempinho para você aquecer seus pés e vamos torcer para que o inverno passe looooogo...
   Quem tiver outra dica de como "driblar" o frio, escreve abaixo no comentário ou envie-nos um e-mail para cantinhodoscadeirantes@hotmail.com


Grande beijo
Carol Constantino

http://noticias.uol.com.br/
Tecnologia do Blogger.