Cruzada pela Acessibilidade


   José Geraldo de Souza Castro, conhecido como Zé do Pedal, tem 55 anos e é morador de Viçosa, Minas Gerais.
   Há alguns anos, vem desenvolvendo e executando projetos sociais com o objetivo de chamar a atenção do mundo para questões ambientais e humanitárias. Desta vez, vai abordar e reivindicar pelas necessidades das pessoas com deficiência física.
   Depois de ter percorrido 150.000 km entre 73 países em viagens de bicicleta, barco a pedal e carrinho de criança, chegou a vez de cruzar o Brasil empurrando uma cadeira de rodas.

   Zé do Pedal conta, que a ideia surgiu no dia 5 de junho de 2008 em uma de suas viagens, quando escutou uma voz feminina dizendo: "No puedo" (não posso). Era uma jovem em uma cadeira de rodas tentando subir um pequeno passeio de 15 cm de altura, que para muito não é nada, mas para um cadeirante é um grande obstáculo.
   A partir daí, Zé do Pedal vem se empenhando para colocar em prática seu projeto chamado "Extremas Fronteiras Barreiras  Extremas - (Cruzada pela Acessibilidade)", onde ele atravessará o Brasil empurrando uma cadeira de rodas.
  A Cruzada pela Acessibilidade terá partida no dia 03 de Dezembro na cidade de Uiramutã-RR até a cidade de Chuí-RS. Ela irá passar pelos estados de:  Roraima, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
   A cadeira de rodas que ele empurrará, vai ter escrito na parte de trás, as palavras "Igualdade, Dignidade e Respeito", já que são esses os valores que todo cadeirante merece ter e receber.
   Além da viagem, ele também tem a intenção de realizar conferencias e palestras em escolas, entrevistas, exposições de fotos e vídeo, ao final do projeto tem planos de lançar um filme documentário sobre a viagem e sobre as atuais condições brasileiras de acessibilidade.
  Durante o percurso será feito um diário de bordo, onde todos poderão acompanhar o que ele estará vivendo nesta grande aventura, através do site (http://www.zedopedal.com.br/) e do Facebook (http://www.facebook.com/barreiras.extremas?hc_location=stream).  
   São 10.700 km de pura persistência e muita força de vontade, Zé do Pedal percorrerá todos esses km's para conscientizar as pessoas, principalmente aquelas com poderes de decisões, a terem mais respeito e projetar uma imagem diferente das pessoas com deficiências, que não dignos de pena, e sim de Igualdade - Dignidade – Respeito.
     Para saber mais detalhes da caminhada, acesse: http://www.zedopedal.com.br/

    Quero aqui parabenizar pela iniciativa e também agradecer em nome de todos o cadeirante, ao Zé do Pedal por estar militando junto conosco por um Brasil mais acessível.
    Quem quiser deixar algum comentário e mensagem para ele, fique a vontade, é só enviar logo aqui a baixo ou através do e-mail cantinhodoscadeirantes@hotmail.com.

Grande beijo 
Carol Constantino

Tecnologia do Blogger.