Cadeira motorizada é útil para quem realmente precisa...

    A grande maioria dos cadeirantes sonham com uma cadeira de rodas motorizada, mas nem todos podem adquirir uma pelo alto valor que custa.
    Existem outras maneiras de receber uma motorizada sem ter que pagar; Atualmente existe um projeto chamado "Viver sem Limites" do Governo Federal, que distribui aparelhos ortopédicos e cadeiras motorizadas. Também existe a opção de entrar na justiça para fazer o pedido através da Defensoria Pública.
    Porém, sabemos que como tudo aqui no Brasil nada é fácil, conseguir receber dessas formas não é diferente. Além da chatice burocrática (laudos, atestados, perícias...), também pode demorar muito tempo até conseguir. Tanto tempo que alguns cadeirantes chegam a desistir de seus direitos.
    Mas meu objetivo nesta postagem não é ensinar como ganhar uma motorizada pelo Governo, por que isso eu já fiz em outras postagens. Hoje quero fazer uma observação que venho percebendo a tempo, sobre o uso correto de uma motorizada.
    Eu (Carol), tenho uma cadeira motorizada há seis anos, no começo eu não queria usa-la, mas hoje em dia digo que ela é "minhas pernas". Se fico um dia sem ela viro uma pessoa  totalmente mal humorada, por que sem ela não tenho nenhuma independência por não conseguir me empurrar sozinha. Mas que fique claro, eu só uso a motorizada por que eu realmente não sou bombada e não tenho forças nos braços.
    Mas conheço muitos cadeirantes que possuem bastante forças nos braços, que conseguem facilmente empurrar suas próprias cadeiras de rodas, e mesmo assim querem  muito uma motorizada.
   Amigos(as), isso nãoooo pode! Se você tem força nos braços, pra que ter uma motorizada?? No momento em que você para de ativar sua musculatura, pouco a pouco ela vai sumindo e isso não é nada bom para nenhum cadeirante.
   É essencial manter a musculatura dos braços bem forte, pois sendo cadeirante os seus braços se tornam as suas pernas, além de que auxilia na transferência, hora do banho, se vestir e outros momentos...
   Muitas pessoas acham que a motorizada é mais moderna e mais prática, mas digo que não é! Se eu pudesse empurrar minha cadeira de rodas sozinha, deixaria a motorizada de lado.
    Por ela funcionar com duas baterias, acaba se tornando muito pesada; Quando quero sair de carro é sempre uma função para meus pais conseguirem bota-la no porta malas, sem dizer que acaba prejudicando até a coluna deles pelo tamanho esforço que fazem.
   Sei que muitos utilizam ônibus para sair, mas para aqueles que também usam carro, não é qualquer carro que caiba uma motorizada dentro dele, as vezes o porta malas é pequeno e o único jeito de guardar é desmontando a cadeira tirando as baterias, o que leva alguns minutos e ainda acaba "desgastando" ela aos poucos.
   Não estou querendo dizer que ter uma cadeira motorizada não é bom, ela literalmente é maravilhosa para quem realmente precisa. Mas quero fazer alguns cadeirantes intenderem que se possuem forças nos braços e conseguem empurrar suas próprias cadeiras de rodas, a motorizada não é o melhor caminho.
    Aproveitem a musculatura que têm, malhem esses braços, joguem basquete, andem de handbike, dirijam... o que vale é não ficar parado!

Beijos da Carol =)

Tecnologia do Blogger.