Vaidade não faz mal a ninguém!

   Tudo bem. Quem é que vai se preocupar se a barba está bem feita ou se as “luzes” do cabelo estão pedindo retoque urgente quando se está atravessando um processo de reabilitação?

    Nessa fase, as prioridades são cuidar de escaras, reaprender a viver com algumas limitações e a conviver da melhor forma com uma cadeira de rodas ou um par de muletas. Mas, passada essa fase, não tem desculpa: é hora de se preocupar com o corpo e a beleza.
   “Cuidar da imagem para melhorar a auto-estima é uma forma legítima de interferir positivamente no processo de reabilitação”, avalia a psicóloga paulista Cristina Fernandes Fiorini. Entretanto, alerta a psicóloga, é preciso não exagerar na dose. “O cuidado deixa de ser legítimo quando em excesso, ninguém pode se tornar escravo do espelho”, afirma.
   A universitária gaúcha Carlena Lazule Weber, 26, cadeirante há cinco anos após acidente de carro, é um exemplo de vaidade na medida certa. Além de cuidar da dieta e fazer sessões de fisioterapia, implantou silicone nos seios para ficar mais bonita. “Estou muito de bem com meu corpo, e se der vontade faço outra cirurgia”, conta.
   Outra que não perde a chance de cuidar da aparência é a estudante de farmácia Greyce Follmann, 22. “Vou ao cabeleireiro toda semana e uso todo tipo de cremes, perfumes e óleos”, diz a cadeirante. Além dos cosméticos, Greyce colocou um piercing no nariz e fez duas tatuagens. “Minha mãe era contra a tatuagem, mas a convenci quando disse que era o símbolo japonês para cura”, conta.
    Para ajudá-lo a dar uma “repaginada” no visual, o Qualitá preparou um guia com sugestões práticas para ajudar a começar esse processo de “Cinderela”.

Planeje
Pare e pense. O que você gostaria realmente de mudar em sua imagem? Você gostaria de emagrecer, com um corte de cabelo mais bonito, com uma pele mais bem tratada, uma postura mais bonita ou não gosta das suas roupas? Todas são metas reais e totalmente possíveis para qualquer um. Mas aceite sua individualidade e limitações.

Espelho, espelho meu
Se você foge do espelho igual ao diabo
 da cruz, precisa mudar de atitude. 
O espelho é um ótimo aliado e será seu avaliador mais sincero ao mostrar que mudanças podem ser feitas.
 É também o espelho que mostrará os progressos quando seu plano entrar em ação.

Seja vaidoso
Na medida certa, não é nenhum pecado. É uma virtude positiva que reforça a auto-estima e serve de guardião para quando você levantar e pensar em vestir aquela calça de agasalho só porque é mais confortável ou ficar com preguiça de se exercitar. Pessoas vaidosas são, em geral, fascinantes de serem observadas. A sua vaidade fortalecerá sua confiança e é essa a imagem que as pessoas associarão à você.

Fique bonito
Não tenha vergonha de se arrumar, usar roupas novas ou mudar a cor do cabelo. É o sinal de que você se gosta e se cuida. Se você se sentir bem e bonito, os outros também o verão assim.

Faça algo por você todos os dias
   Use um creme cheiroso, faça as unhas, receba uma massagem, 
compre uma roupa nova, faça a escova no salão apenas para jantar com os amigos.
 E comece a anotar todos esses pequenos mimos diários. 
   Tire fotografia nos dias em que se sentir feliz e bonito. Anote os elogios que as pessoas façam. Crie um diário para que você mesmo possa avaliar o quanto tem se cuidado e como isso tem tido um efeito positivo na sua vida.

Faça aliados
Tenha amigos que o ajude nessas mudanças. Qualquer comentário positivo auxiliará a melhorar sua auto-estima. Bons amigos o ajudarão a se sentir bem quando você estiver para baixo. Serão eles também que não deixarão que você fique acima do peso ou que vista roupas amarrotadas.

Pare e avalie
Duas vezes por dia, cheque sua imagem. Verifique se suas roupas estão limpas, o cabelo arrumado, a maquiagem bem feita. Não importa o quão impecável você estava quando começou o dia, um pequeno “look” na aparência é necessário e garantido.

Invista em poucos, mas bons produtos
Você não precisa gastar nenhuma fortuna para começar a se cuidar um pouco mais. Meia dúzia de produtos já serão o suficiente para que esses cuidados se tornem um hábito.
No caso das mulheres, inclua na lista um produto para lavar, outro para
 tonificar e outro para hidratar o rosto. Uma visita à dermatologista pode ser valiosa se você ainda lava seu rosto com o mesmo sabonete com que toma banho e não sabe a diferença entre gel, creme e loção. 
A profissional ainda poderá fazer uma avaliação boa na pele do seu corpo todo e receitar produtos específicos.

Cabelos
O mesmo conselho vale em relação aos cabelos.
 Se optar por um corte ou uma nova cor, 
converse com o cabeleireiro, que poderá indicar os produtos certos para que você tenha, 
em casa, todos os dias o cabelo com a aparência de que acabou de sair do salão.

Metrosexual
Para os homens, invista num bom aparelho de barbear. No mercado, há opções que são menos agressivas à pele. Também lance mão de bons produtos pré e pós-barbeado. Não tenha vergonha de usar hidratante ou até mesmo produtos anti-rugas. As mulheres podem até sofrer mais os efeitos dos anos, mas a idade chega para qualquer um, independentemente do sexo.

Dieta
A receita é óbvia: beba muita água, evite frituras e coma frutas e verduras. Jogue no lixo aquele monte de salgadinho e bolachas recheadas e faça sempre as refeições em horários fixos, evitando comer entre elas.

Malhação
Foi-se o tempo em que esporte adaptado se resumia ao basquete sobre rodas.
 Procure um clube ou associação de esporte adaptado. 
Se não houver nenhuma perto de sua casa, saia todos os dias para tocar a cadeira de rodas e fazer alongamentos.


Fonte: Revista Sentidos/2005
Tecnologia do Blogger.