Arte-terapia

   É pequeno o número de cadeirantes que hoje em dia trabalha, estuda, ou tem alguma outra ocupação. A maioria ainda permanece mais tempo em casa do que em outro lugar devido à falta de condições para sair.  
   Passar o dia em casa sem nada pra fazer, deitado na cama, assistindo tv... pode parecer gostoso para quem não faz isso com frequência; mas fazer isso sempre...Todo o dia a mesma coisa, se torna chato demais!!!!
  Para sair desta rotina e tornar a vida destas pessoas um pouco menos monótona, existem as terapias ocupacionais (TOs), que são oficinas/cursos de desenho, bijuteria, carpintaria, crochê, escultura, pintura e outros. 
   Estas TOs, geralmente são oferecidas em associações e centros de reabilitação. 
    Além de ocupar melhor seu tempo "livre", você acaba aprendendo a fazer arte, também trabalha a parte motora, necessária para uma vida mais saudável,  se distrai e o que é mais importante, faz novas amizades , se socializando conhecendo novas pessoas.
   Mas caso seja difícil para sair de casa, dá pra "pintar e bordar" em casa mesmo. Basta se ter acesso aos materiais necessários, espaço adequado, ajuda de alguém, se for necessário e principalmente força de vontade para aprender.
 
Incentivados por uma amiga, o casal de cadeirantes Patricia Figueiredo e seu marido Fernando Silva, começaram a fazer artesanato em 2012.

"... Eu e meu esposo trabalhamos juntos fazendo imãs de geladeira e chaveiros de biscuit. Uma amiga que deu a ideia da gente fazer, no começo o objetivo era passar o tempo mas depois surgiram cada vez mais pessoas interessadas e os pedidos foram aumentando. Hoje é o nosso trabalho e nós mesmo que vendemos todos. Gostamos muito do que fazemos, serve como uma terapia para nós e nos sentimos uteis..." 


   Marcio Nalon aprendeu sozinho a pintar telas e hoje, faz postagens de seus vídeos, ensinando sua arte. Veja o que ele diz:
"...Fazem 12 anos que me tornei cadeirante, logo no começo não conseguia ficar parado então comecei a desenhar e depois de algum tempo descobri a pintura. Eu nunca tinha pintado, aprendi sozinho. Fui me adaptando e aprendendo algumas técnicas com o tempo. Hoje, já até vendo meus trabalhos..."
Marcio fez um vídeo, onde ele explica e dá algumas dicas para quem deseja fazer uma tela, assista:


 Hoje em dia com a internet tudo ficou mais fácil, já que não é preciso gastar e frequentar cursos nenhum. Basta você acessar o Youtube, digitar o que você pretende aprender e logo aparecem vários vídeos ensinando o passo a passo.

Como foi o caso de Katia Cunha, que utilizou a internet para aprender a fazer crochê. Veja o que ela conta:

"...Comecei fazer artesanato quando me acidentei, ele servia como uma fuga para me desligar da barra que estava enfrentando... Aprendi fazer alguns pontos do crochê através de um dvd que ensinava, e outros, aprendi pela internet pesquisando.... Antes disso eu era meio desanimada, mas depois com o crochê, comecei a receber muitos elogios que acabaram me motivando a continuar a fazer e a viver... Voltei a trabalhar no ano passado, mesmo que eu tenha o meu salário, ainda faço e vendo meus trabalhos para amentar a minha renda... Amo fazer crochê!"
Veja que lindo, algumas das peças que Katia fez:


  Vamos lá amigos, ponha sua criatividade em prática e tente descobrir no que você é bom também!
   Independente do tipo de deficiência, todos nós podemos fazer alguma coisa que gostamos. Às vezes você pode até se surpreender com algum dom que possui sem saber! Descubra-se...

Grande beijo
Carol Constantino


Tecnologia do Blogger.