Amigo psicólogo



   Uma coisa muito comum que acontece, são as pessoas fazerem do amigo, um psicólogo. Não precisa nem de um encontro pessoal, basta você estar online que o povo já vai direto desabafar pra você.
   Se eu mesma tivesse cobrado até hoje por cada "sessão de terapia" que dei de graça, estaria rica!
É claro que têm aqueles amigos próximos, que de vez em quando acabam passando por uma situação difícil e nos procuram para conversar... esses, até vai.
   Fico indignada mesmo, com aquele pessoal que não nos procura nunca e do nada nos chamam só para reclamar e lamentar da vida.
   O problema de escutar as lastimas de todo mundo, é que você corre o risco de acabar se preocupando com o problema dos outros e ainda sendo atingida por essa energia ruim e pesada; tudo isso vai te fazer muito mal algum momento.
   Eu mesma já fui feita várias vezes de psicóloga, pois já escutei muito desabafo de gente que hoje não me procura pra nem tomar um chimarrão.
   Só com o tempo é que aprendi a não ser mais assim, eu já estava ficando estressada e frustada por problemas dos outros que eu não podia resolver; foi aí então que decidir dar um basta.
   Hoje mesmo conversei com um amigo cadeirante sobre isso, com ele acontece a mesma coisa. Ele me contou que uma vez um "amigo" veio reclamar da vida dizendo que tinha perdido a namorada e tudo mais; e ele acabou perdendo a paciência e falou pra pessoa criar vergonha na cara e olhar pra ele que tava na cadeira de rodas lutando todo dia por uma conquista... Quem nunca teve essa vontade? Eu mesma já tive.
Existem dois tipos de amigos: Os que gostam de você e os que te querem só pra desabafar.
   A diferença entre os dois, é que o amigo de verdade sempre fala sobre ele e pergunta sobre sua vida, já o outro, só fala de seus próprios problemas e esquece de perguntar como você está.
Existe uma frase que resume bem isso, "se alguém fala e também te escuta, é amizade. Se alguém só fala e não te escuta, é terapia".
   Como disse, eu já escutei muito desabafo das pessoas que nem se importavam comigo. Hoje eu aprendi que não é errado eu escapar de alguém quando começa a reclamar; antes de tudo, eu também tenho os meus problemas e mereço amizades verdadeiras de pessoas que me valorizam.  
   Minha intenção ao escrever este texto, não é fazer com que você se feche completamente para seus amigos. Mas sim, fazer você repensar e valorizar a atenção que você dedica aos outros. Pense nisso!

Beijos da Carol =D
Tecnologia do Blogger.