10 Frases que você nunca deve dizer a alguém em cadeira de rodas


Rachelle Friedman é paraplégica devido a um acidente em sua despedida de solteira, quando uma dama de honra a empurrou em uma piscina rasa e quebrou o pescoço.
Desde então, sua vida mudou completamente, mas sabia como enfrentar a nova situação e 13 semanas após a lesão começou a praticar esportes adaptados para cadeiras de rodas como rugby, ciclismo ou surf adaptado.
Estar em uma cadeira de rodas é uma condição que você tem que viver e que, embora facilmente impedido de fazer certas tarefas, não é uma “pessoa deficiente” … como alguns pensam.
Rachel fez uma lista de 10 frases que nunca deve dizer a uma pessoa em uma cadeira de rodas desde o acidente comenta: “Eu já ouvi o suficiente de coisas loucas da boca das pessoas em meus anos como uma usuária de cadeira de rodas. Com certeza tem boas intenções, mas alguns sentimentos não são recebidas da maneira como muitos sem deficiência poderia esperar. Na comunidade de deficiência, não é incomum para fazer piadas sobre algumas conversas interessantes com a família, amigos e estranhos, por vezes, envolvem algumas declarações desagradáveis ​​… “
1 -. “Você é bonita demais para alguém que está em uma cadeira de rodas.”
“Sim. As pessoas realmente dizem isso. Há esse grande equívoco que as pessoas em cadeiras de rodas são pouco atraentes, despenteado e negligenciada. Bem, lesões medulares e outras deficiências não discriminam as pessoas atraentes. Algumas das pessoas que eu conheço em cadeiras são absolutamente lindas! Mas, honestamente, isso não vem ao ponto. Se você está elogiando alguém, maravilhoso! mas deixa a cadeira de rodas fora do assunto “.
2 -. “Eu tive que usar uma cadeira de rodas quando eu quebrei minha perna, então eu sei exatamente o que você está passando.”
“Eu não posso te dizer quantas vezes eu conversei com um estranho e só ouvi o quão terrível foi o mês em que ficou com a perna engessada. Eles também tiveram que usar uma cadeira de rodas, então eu entendo totalmente … Lesões na medula espinhal incluem uma infinidade de outras questões que não envolvem o desligamento. Então, eu odeio soar insensível, mas torna-se difícil sorrir e ouvir ano após ano sua curta estadia em uma cadeira de rodas quando eu estou em um passeio agradável com meu marido. “
3 -. “Você é uma inspiração.”
“Às vezes escutar isso tudo bem, mas há momentos em que isso me deixa muito desconfortável. Deixe-me dar um exemplo. Uma noite eu saí com meus amigos para um clube. Eu estava dançando com as meninas quando um cara se aproximou de mim e disse: ‘você é uma verdadeira inspiração. ” Naquele tempo com meus amigos estava despreocupada, uma garota normal saindo e me divertindo. Mas, de repente um outro me lembra: “ah sim estou em uma cadeira de rodas e as pessoas acreditam que é inspirador eu simplesmente sair ‘. Depois de anos em nossas cadeiras, não é para nós uma inspiração ir à loja, ir para a academia ou assistir a um evento esportivo. “Você é uma inspiração ‘é equivalente a dizer ” Se eu fosse você não acha que eu seria capaz de sair da minha casa ‘. Se isso te inspira tudo bem. Mas nós não gostamos de nos dizer o quão incrível somos por estarmos fazendo as coisas que você faz todos os dias .Normalmente, os outros me dizem que nunca lidariam  com a lesão com tanta tranquilidade. E, apesar disso, uma significativa maioria de nós segue a diante com sua vida. “
4 -. “Eu só estacionei aqui por um minuto.”
“Não. Não. Esta é a desculpa número um que nos dão quando confrontamos com alguém que está ilegalmente estacionado em uma vaga para deficientes. Sendo que na maior parte do tempo isso não é verdade, eu não poderia acreditar que uma pessoa sem deficiência chegaria a este ponto. Este tipo de situação ocorre pelo menos uma vez por semana quando tento estacionar. Pessoas que precisam dessas vagas também tem que ir às reuniões e estar em lugares. Asseguro que eu gostaria poder andar um pouco mais e não precisar dessa vaga.”
5 -. “Tudo acontece por uma razão.”
“Para muitas pessoas em tempos difíceis, este pensamento os tira da depressão e lhes dá esperança. Para outros, é outra maneira de dizer que “o destino quis que você servisse para os outros perceberem que suas vidas não são tão ruins assim. Para mim? nenhum dos dois. Você pode não concordar com a afirmação, mas não me ofender. Acho que as vezes coisas muito ruins acontecem a pessoas boas, sem motivo aparente. Em alguns casos, você pode superar a tragédia e dar uma razão de ser, fazendo algo com impacto positivo. Em outros casos, pode ser simplesmente um terrível acontecimento que não requer um efeito, mas o tempo para enfrentar e curar. “
6 -. “Espere, deixe-me ajudá-la! (Se Aproximando freneticamente) “.
“Sem dúvida, que quem corre para ajudar está apenas tentando ser amigável! Mas deixe-me explicar os sentimentos por trás do fato de que eu não gosto disso. Quando eu estava ferida, um monte de coisas já não estavam sob o meu controle. Há uma longa lista de coisas que eu não posso fazer sem alguém me ajudando, e perder a independência, por vezes, pode tirar a nossa capacidade de sentirmos “normais”. Então, se eu estou na loja e você me ver curvada para pegar meu telefone, me dê uma chance para conseguir. Eu prometo que as pessoas na minha situação estão acostumados a pedir ajuda, por isso, não hesite em perguntar se a pessoa realmente precisa dela. Além disso, geralmente não precisam de ajuda para entrar em nossos carros ou empurrando nossas cadeiras. Não sairíamos sozinhos, se não conseguíssemos fazer com independência! Agradecemos que as pessoas queiram ajudar, mas eu acredito que aqueles que nos ajudam a aprender a fazer mais coisas com mais independência são mais uteis. “
7 -. “É bom vê-la na rua.”
“Eu não estou falando de um cenário em que eu me encontro com um velho amigo no restaurante. Estou falando de completos estranhos que vêm e me dizem. Eu nem tenho certeza do que isso significa. A sociedade acha que somos eremitas? Eu juro que uma esmagadora maioria de nós sai de casa “.
8 -. “Você já encontrou um grande homem.”
“O fato de que o meu marido escolheu ficar comigo depois do meu acidente não é o que o torna um grande homem, porque sua decisão não foi baseada na moralidade. O fato de você ficar com alguém porque é direito “é, na verdade, a coisa mais errada a fazer. Se você decidir ficar com alguém é porque você o ama. Puro e simples. Então quando as pessoas aperta a mão e diz que ele é um “homem de verdade” para ficar comigo e depois me diz como tenho sorte em tê-lo, deixa um gosto amargo. Esta é uma conversa que Chris e eu tivemos com muitos casais como nós. Ninguém quer “receber parabéns” por não deixar de lado alguém que realmente ama.”
9 -. “Com seu esforço e atitude, eu sei que voltara a andar.”
“Não é assim que funciona, mas eu gostaria que fosse assim! Se uma lâmpada não está conectado garanto que uma boa atitude não vai fazer ela ascender, não importa o quão duro você tente. As lesões de algumas pessoas são menos graves e, para elas, uma terapia rigorosa pode produzir resultados. Mas para muitos de nós simplesmente não funcionam sem a ciência. Muitas das pessoas que se recuperaram suas funções tiveram uma atitude ruim, e milhões de pessoas que ainda estão em suas cadeiras têm demonstrado grande determinação. Se você acha que o esforço e a atitude são a solução de uma cura, a próxima vez que você estiver em uma tempestade me ligue depois a fizer desaparecer. “
10 -. “Qualquer coisa que você diz em um tom de voz condescendente.”
“Eu não sei o que faz com que as pessoas que eu converso pela primeira vez fale com voz aguda, mas não é raro. Eu não estou falando sobre as doces senhorinhas. Estou falando de gente perto de minha idade. Se você fosse colocado junto com um adulto que não usa uma cadeira de rodas, você não diria (com voz condescendente) “Prazer em conhecê-la, minha querida! ‘. Eu sorrio e devolvo o seu entusiasmo, mas gostaria de ter uma interação mais adequada com a nossa idade.”
“Se você disser alguma destas frases, não se sinta mal (a menos que você tenha estacionado em uma vaga reservada para pessoa com deficiência!). Nós não nos sentimos irritado ou ofendido, mas queremos que as pessoas entendam. Nós não somos inspiradores por vivermos nossas vidas diárias, completando as tarefas do dia a dia, que como adultos, estamos submetidos. Casais formados por pessoas sem deficiência e pessoas com deficiência não são heróis. Apenas amam suas “metades da laranja” como qualquer outra pessoa. Não há necessidade de nos congratular dando palmadas em nossas costas como conforto (ou nas nossas cabeça!) Só porque você está saindo de nossas casas. Talvez eu não esteja falando em nome de todos, mas eu sei que muitas pessoas na mesma situação que a minha gostariam que os outros soubessem. Se você tivesse uma deficiência, essas coisas te incomodariam? “.
Conheça a nossa página no Facebook: Deficiente Sim, Superar Sempre
Texto original em Espanhol, tradução e adaptação: Deficiente Sim, Superar Sempre
Fonte: Tododisca
Tecnologia do Blogger.